Livros Didáticos vão chegar a brasileiros no exterior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

MEC quer atender a comunidades de Língua Portuguesa fora do Brasil 
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) vai constituir comissão para definir atendimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no exterior. A medida do Ministério da Educação visa atender as comunidades de Língua Portuguesa fora do Brasil com a doação de livros didáticos para uso em centros de estudos brasileiros e em escolas estrangeiras que tenham alunos brasileiros. 
 
A idéia é atender pedidos de instituições nos Estados Unidos e Argentina, por exemplo, que solicitam livros didáticos e de literatura para brasileiros que estudam nesses países. 

O MEC enviou livros, recentemente, ao consulado do Brasil em Miami (EUA), para o acervo de uma biblioteca. E atendendo pedido da embaixada do Brasil em Buenos Aires, foram enviados 109 títulos que fazem parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/1999). 

Com o objetivo de atender pedidos como esses, o FNDE publicou no Diário Oficial da União, do dia 4 de outubro, a Resolução 51, de 2 de outubro de 2002, que trata da constituição de comissão para definir o atendimento do PNLD no exterior. 

Atendimento – A comissão a ser nomeada pela secretária-executiva do FNDE, Mônica Messenberg, objetiva estudar as formas de atendimento do PNLD aos países de Língua Portuguesa, e instituições estrangeiras que congreguem brasileiros residentes fora do País e fazer levantamento dos centros de estudos brasileiros no exterior. 

O FNDE pretende estabelecer contato com o Ministério das Relações Exteriores para contatar os consulados e instituições fora do Brasil. “É preciso pensar em meios de viabilizar a distribuição, mas tudo isso são detalhes a serem pensados pela comissão ainda em fase de criação“, afirma o gerente do PNLD, Reginaldo Gusmão de Albuquerque. 

Menu de acessibilidade