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Planejar é bom – Mas para mudar o jogo na educação, a chave está em engajar

Enquanto o novo governo federal busca resgatar o Ministério da Educação e restabelecer políticas nacionais para a Educação brasileira, as novas gestões estaduais estão a poucos dias de reabrir as portas de dezenas de milhares de escolas Brasil afora. Em particular para as secretarias de Educação que começam o ano com novos secretários e secretárias, trata-se de um período nada trivial. Isso porque, parte importante do que acontecerá neste começo de 2023 depende do que foi feito – ou deixou de ser feito – pela gestão anterior.

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Não adianta a escola ter tempo integral sem apoio a jovem que precisa trabalhar’, diz líder estudantil

Nascida na periferia de Fortaleza, Jade Beatriz elogia novo MEC sob o comando de cearenses, mas diz que vai cobrar demandas. “Não adianta fazer com que todas as escolas brasileiras sejam de tempo integral se a maioria dos alunos precisa trabalhar; a evasão só vai crescer”, opina Jade Beatriz, 21, presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

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Revisão de livros didáticos deve levar em conta a inserção de narrativas da população silenciada

O revisionismo é o ato de revisar algum conteúdo, alterando-o na maioria das vezes. Quando colocado na pauta dos livros didáticos, a forma de formulação, além dos temas abordados, precisa ser repensada. “A parte metodológica desses livros, conteúdos e métodos tem sido mudada com muita falta de cuidado, ou se não com muito cuidado, para implementação de um ensino de caráter mais técnico”, comenta Circe Bittencourt, doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Trajetória dos livros de alfabetização

Uma história de como os livros didáticos ilustram a trajetória da alfabetização no Brasil

Retratos da Leitura no Brasil

Pesquisa nacional sobre o comportamento do leitor e bibliotecas escolares

Manifesto em defesa da Escola democrática e Plural

História do livro didático

História do livro escolar brasileiro: relato do desenvolvimento das obras desde o início até os anos 2009.

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