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Cronograma apressado e livros fora de época

Com mais de 30 anos de existência e sendo fundamental para a equidade do sistema público brasileiro, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) passa por um momento crítico. Ele foi ampliado em 2017 para incluir, além dos livros didáticos que os alunos recebem nas escolas de todo o país, também materiais digitais, obras literárias e de formação docente. As mudanças são vistas pela maioria dos educadores e editores como positivas, só que começaram a surgir problemas de cronogramas questionáveis e prazos apertados demais.

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Instituído o Programa Primeira Infância na Escola

Publicada Portaria nº 357/22, que institui o Programa Primeira Infância na Escola. O programa tem como objetivo apoiar estados e munícipios com recursos e ferramentas de gestão. A expectativa é que o Ministério da Educação (MEC), faça o primeiro repasse de recursos ainda em novembro deste ano. Programa tem ações para aprimorar a qualidade da educação infantil.

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Trajetória dos livros de alfabetização

Uma história de como os livros didáticos ilustram a trajetória da alfabetização no Brasil

Retratos da Leitura no Brasil

Pesquisa nacional sobre o comportamento do leitor e bibliotecas escolares

Manifesto em defesa da Escola democrática e Plural

História do livro didático

História do livro escolar brasileiro: relato do desenvolvimento das obras desde o início até os anos 2009.

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O Instituto Pró-Livro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, promovendo pesquisas e ações de fomento à leitura.

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