Notícias do setor em destaque

Professores e escolas já podem iniciar as escolhas dos projetos que farão parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, a partir desta quinta-feira, (4), material didático para que os professores e escolas públicas de ensino médio possam selecionar os projetos integradores e projetos de vida, que iniciam a transição para o novo modelo do Ensino Médio, contribuindo para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Projeto cria política para incentivar o uso de tecnologias na educação básica

O Projeto de Lei 5465/20 cria a Política Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica para as Tecnologias da Informação e Comunicação (PDTIC). Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, o objetivo é capacitar alunos de licenciatura para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) em processos e práticas pedagógicas.

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Governo exonera diretora do FNDE que cuida da operação do Fies e do Fundeb

O governo federal exonerou Renata Mesquita D’Aguiar do cargo de diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A exoneração está publicada no Diário Oficial da União (DOU), que não traz ainda o nome do substituto de Renata D’Aguiar no cargo.

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Unicef: 168 milhões de crianças em todo o mundo estão fora da escola há quase um ano

Cerca de 168 milhões de crianças ficaram fora da escola por quase um ano em todo o mundo por causa da pandemia do novo coronavírus. O dado é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e faz parte do novo relatório do órgão da ONU divulgado na quarta-feira (3) em que pede a abertura das instituições de ensino. O período a que o fundo se refere vai de março de 2020 até fevereiro de 2021.

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Educação com propósito: escolas e educadores precisam se preparar para guiar estudantes pelo século XXI

Sabe-se que mudanças profundas estão ocorrendo na sociedade atual. Tão relevantes quanto a invenção do fogo, os paradigmas e as formas com que a ciência e o conhecimento são disseminados estão em constante transformação, cada vez mais rápidos e, por muitas vezes, voláteis, já que o volume de dados com os quais nos deparamos diariamente é enorme.

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Professor cria podcast de geografia com conteúdo da BNCC e atualidades

Sou professor de geografia e da disciplina Colabore e Inove da Rede Estadual da Paraíba. Durante a pandemia, tivemos que nos reinventar e bolar estratégias metodológicas para engajar os alunos e tornar a aula mais atrativa. Pensando nessa realidade, tive a ideia de começar a produzir podcasts.

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Escolas se dividem entre manter atividades e reduzir alunos

O governo paulista vai permitir, pela primeira vez, que escolas fiquem abertas na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, programa de combate à pandemia. A ideia é seguir o modelo de países europeus, como Reino Unido e França, que mantiveram aulas presenciais mesmo em fases de lockdown.

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A ultima coisa que será fechada em SP são as escolas’, diz Gabbardo

O coordenador-executivo do Centro de Contingência ao Coronavírus, João Gabbardo, afirmou hoje que São Paulo só fechará as escolas durante a contra a covid-19 em último caso. Hoje, todo o estado foi colocado na fase vermelha, a mais restrita do “Plano São Paulo” de combate ao coronavírus, mas os estabelecimentos de ensino foram considerados essenciais e permanecerão abertos durante os 14 dias.

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Como os projetos de incentivo à leitura sobreviveram na pandemia

No final de 2020, aumentou nossa inquietação aqui no Instituto Pró-Livro sobre a continuidade dos projetos cadastrados na Plataforma Pró-Livro e os projetos vencedores do Prêmio IPL nas últimas edições. Apesar de solicitarmos atualização do cadastro, muitos não responderam.

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A Abrelivros realiza uma série de atividades que buscam o aprimoramento de políticas, programas ou ações, ligadas à educação,
à cultura e à melhoria do livro

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Representação das editoras de livros escolares junto aos governos estaduais e federal, visando ao acompanhamento e ao aperfeiçoamento dos programas nacionais de Livros Didáticos, bem como das iniciativas referentes aos diversos programas de leitura escolar

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Contribuições ao Conselho Nacional de Educação, CNE, à Secretaria de Educação Básica - SEB do MEC, através da participação em debates e do encaminhamento de pareceres e propostas acerca da Avaliação do Livro Didático

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Comissão Editorial encarregada de aprimorar aspectos editoriais da produção e de outras comissões de trabalho versando sobre: questões Financeiras, Ética, Divulgação, Literatura, Direito Autoral, Livro do Professor e Assuntos Parlamentares

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Formação de grupos de trabalho para representar a Abrelivros junto às diversas entidades que, de alguma maneira, estão ligadas à produção de livros, a saber: ABIGRAF, ABRALE, BRACELPA, ANL, CBL, SNEL, ABDR, entre outras;

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Intervenções na imprensa, através de entrevistas e artigos, com vistas a esclarecer os mais diversos aspectos referentes ao livro

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Constante acompanhamento e avaliação do mercado do livro em todo território nacional

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Participação nas Bienais do Livro de SP e RJ

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Patrocínio ao Prêmio Professores do Brasil

O Instituto Pró-Livro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, promovendo pesquisas e ações de fomento à leitura.

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