Vivaleitura é lançado em evento na CBL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O pequeno auditório da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo, ficou lotado durante o evento de lançamento do Ano Íbero-Americano do Livro e Leitura, o Vivaleitura 2005, realizado na tarde de 20 de janeiro. A grande atração foi a palestra do presidente do Grupo Interamericano de Editores (GIE) e vice-presidente do grupo Santillana na Colômbia, Gonzalo Arboleda Palácio.  
 
Estavam presentes vários editores e profissionais do livro, além de representantes de entidades como LIBRE, ANL, ABEC e Abrelivros. Compunham a mesa a secretária de Estado da Cultura de São Paulo, Cláudia Costin, e o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim, além de Oswaldo Siciliano, presidente da CBL e Andrés Cardo, diretor geral da Editora Moderna.

Também marcaram presença o ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, e a secretária de Cultura do Ceará, Claudia Leitão, representando o terceiro estado brasileiro a publicar sua lei do livro, atrás do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.  

Em sua palestra, intitulada “Políticas do livro e da leitura nos países ibero-americanos“, Arboleda apresentou os 10 pontos da Agenda de políticas públicas sobre o livro e leitura produzido em Cartagena, Colombia, durante o Encontro Íbero-americano sobre o Livro e Edição, realizado em 2002.  
 
O colombiano ainda destacou a importância da escola e dos professores no desenvolvimento do hábito da leitura nas crianças e também destacou alguns pontos que considera importantes para uma política do livro, com destaque ao problema da pirataria e à importância de se estimular talentos literários locais.  
 
Em sua breve fala antes de Arboleda, Galeno Amorim destacou 2005 como o “ano de uma grande virada nas políticas públicas do setor“ e informou que o Plano Nacional do Livro e Leitura deve ser lançado ainda no primeiro semestre. “A questão da leitura passa a integrar de maneira bastante intensa a agenda nacional“, afirmou.  
 
Finalizando o evento, a secretária Cláudia Costin fez um breve balanço do programa “São Paulo: um estado de leitores“, informando que até março serão zerados os municípios sem biblioteca no estado de São Paulo.  
 
Costin destacou também as bibliotecas que estão sendo abertas na cidade de São Paulo, em locais como conjuntos habitacionais (CDHUs), hospitais, ginásios esportivos e metrô. Segundo a secretária, já foram doados 400 mil livros ao programa. O evento terminou com um coquetel oferecido pela CBL. 
 
 
 
Moderna recebe homenagem do Estado de São Paulo 
PublishNews – Carlo Carrenho  
 
Durante o evento de lançamento do Vivaleitura, realizado em 20 de janeiro, na Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, a Editora Moderna recebeu das mãos da secretária de Estado da Cultura de São Paulo, Claudia Costin, o troféu “Iniciativa Amiga do Livro“, uma espécie de selo de qualidade e reconhecimento do Estado de São Paulo.  
 
Antes de entregar a honraria ao diretor geral da Moderna, Andrés Cardo, Costin destacou as várias ações da editora paulistana, como doação de livros, promoção de seminários de valorização à leitura e participação ativa no programa São Paulo: um estado de leitores. A secretária ainda informou que a Moderna fará uma doação de 5 mil livros para as bibliotecas do programa.  

Menu de acessibilidade