Vivaleitura é apresentado pelo MinC e Cerlalc

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na manhã de 13 de outubro, cerca de 40 representantes de ONGs brasileiras reuniram-se no Itaú Cultural, em São Paulo, a convite da Assessoria Especial da Presidência da República, leia-se Frei Betto. A pauta da reunião consistia na apresentação do Ano Íbero-Americano da Leitura, que acontece em 2005 graças a uma iniciativa da Unesco.  
 
No Brasil, o Ano Íbero-Americano da Leitura ganhou o nome de Vivaleitura e suas atividades serão coordenadas pelo Ministério da Cultura. Frei Betto é responsável pelo comitê de mobilização da sociedade do Vivaleitura. O Ministério da Educação, a Organização dos Estados Íbero-americanos (OEI) e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc) também estão entre os organizadores do Vivaleitura.  
 
Galeno Amorim, Coordenador do Fome de Livro, estava presente no evento como representante do MinC e aproveitou para apresentar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) que está sendo desenvolvido pelo governo. Amorim enfatizou o caráter permanente do PNLL. “O objetivo é implementar uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas que seja uma ação para o desenvolvimento nacional e da cidadania“, afirmou. O primeiro PNLL, que abrangerá o triênio de 2005/07, deverá ser lançado na última semana de novembro pelo presidente Lula, por meio de decreto presidencial.  
 
É fácil observar que há uma forte intersecção entre os objetivos do PNLL e o Vivaleitura, o que permitirá que os dois programas se apóiem mutuamente. Segundo os organizadores, o Vivaleitura terá duas grandes finalidades: 1) tornar visível tudo o que se faz no campo do livro e da leitura e 2) estimular novas iniciativas e ampliar as existentes. 
 
 
Vivaleitura quer levantar atividades pró-Leitura no Brasil  
 
No sentido de atender às finalidades do Vivaleitura, o MinC, com o apoio do Cerlalc, já está levantando as atividades pró-livro e leitura existentes no Brasil e pedindo sugestões à sociedade civil. Para isso, foram criados dois formulários: o Formulário de Projetos e o Formulário de Sugestões. Ambos devem ser enviados ao e-mail vivaleitura@minc.gov.br depois de preenchidos. Vale observar que o primeiro formulário é para projetos já existentes e não para novos projetos.  
 
O Vivaleitura também prevê ampla divulgação por meio de campanhas em mídia impressa e parcerias com redes de TV e rádios comunitárias, além de diversas ações junto à sociedade. Entre estas ações estão a edição de um manual para empresários sobre como apoiar bibliotecas e projetos de leitura, a criação de uma série de cartazes de grandes capistas brasileiros com a leitura como tema, a distribuição de excertos de livros em estádios e a valorização do dia do Livro (23/4) por meio de atividades e leituras públicas.  
 
Merece destaque entre as ações programadas a campanha “Ler na praia é um barato“, que pretende distribuir trechos de livros em um domingo nas principais cidades praianas do Brasil. Os organizadores do Vivaleitura pretendem organizar ainda em outubro um encontro com editores, livreiros e outros representantes do mercado editorial. 

Menu de acessibilidade