Videoconferência sobre livro e leitura é transmitida pela Internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A videoconferência realizada no dia 05/07 pelo Ministério da Cultura (MinC) para debater no Nordeste a composição e o funcionamento da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL) teve um ingrediente novo que deve ajudar a criar um novo jeito de elaborar políticas públicas no País. Pela primeira vez desde a criação das câmaras setoriais no Brasil, uma reunião entre os diversos representantes de uma cadeia produtiva – realizada simultaneamente em nove capitais com a participação das lideranças locais – também foi transmitida ao vivo pela Internet, o que abre a possibilidade de maior participação de pessoas e instituições de todas as cidades brasileiras com acesso à rede ou mesmo para aqueles que estiverem, por exemplo, em viagem por qualquer parte do mundo. 
 
“Foi uma experiência inédita que mostrou como as novas tecnologias – e, particularmente, uma ferramenta poderosa como a Internet – podem e devem estar à serviço do aperfeiçoamento dos processos de democratização e participação na construção de políticas públicas”, afirmou o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim, do MinC. Segundo ele, além do avanço representado até agora pela realização de videoconferências unindo as várias regiões do País em torno do tema – e, a partir desta semana, de forma descentralizada nas macro-regiões –, a inovação vai enriquecer o debate e garantir a “inclusão política de cidades e regiões historicamente afastadas dos processos de decisão”. 
 
A videoconferência foi gerada pelo Banco do Nordeste (BNB) a partir de Fortaleza e houve interação com as demais capitais da região. Já a transmissão via Internet foi viabilizada graças a um acordo com o Instituto Embratel, que abriu um espaço em sua programação diária e transmitiu o debate, ao vivo, das 10 às 13 horas, pela TV PontoCom (www.institutoembratel.org.br). A transmissão, de acordo com o Ministério da Cultura, foi assistida por internautas em todas as regiões do País e muitos enviaram mensagens por e-mail, pager e celular para o mediador. 
 
A próxima transmissão acontecerá no 14 de julho durante a videoconferência da Região Sul, que será realizada simultaneamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Outras três estão programadas para este mês e o objetivo, segundo Galeno Amorim, é transmitir parte das reuniões ordinárias da Câmara Setorial para que os interessados possam acompanhar e fiscalizar a atuação de seus representantes. Quem perdeu a transmissão, pode baixar o arquivo pela Internet. “Foi uma experiência extraordinária e poderá ajudar a dar voz a quem dificilmente consegue se fazer ouvido”, disse a presidente do Sindicato Varejista de Livros do Ceará, Mileide Flores. 

Menu de acessibilidade