Vestibular dificulta mudança do ensino médio, dizem escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Escolas particulares de São Paulo afirmam que vão discutir a flexibilização do currículo do ensino médio, aprovada anteontem pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.

 

Os colégios admitem que o foco no vestibular das grandes universidades paulistas pode forçar a permanência do currículo tradicional. “De forma alguma vamos abandonar a grade acadêmica. Mas ela não nos impede de trabalhar as áreas de cultura, ciência, trabalho e tecnologia. Aliás, já fazemos isso há quatro anos”, afirma o diretor do Colégio Stockler, Agostinho Marques Filho.

 

Para Gisele Magnossão, diretora pedagógica do Albert Sabin, o perfil do aluno deve pesar na decisão. “A escola vai ter de analisar como fazer escolhas dentro de sua demanda, especialmente no caso dos vestibulandos”, diz ela. “Mas a discussão é interessante porque retoma o papel do ensino médio de preparar o aluno para a vida.”

 

Sueli Conte, mantenedora do Colégio Renovação, concorda. “Vamos fazer um trabalho com uma psicóloga para identificar as habilidades e interesses dos nossos alunos”, afirma.

 

O Colégio Santa Maria também já flexibiliza seu currículo com disciplinas como geopolítica e comunicação e mídia. “Mas vamos analisar e buscar a melhor forma de nos adaptarmos”, conta a diretora-geral, irmã Diane Clay Cundiff. Outras escolas, como o Magister, Móbile e Viva, também apresentam, em sua grade curricular, disciplinas diferenciadas. Rede pública.

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo não se manifestou sobre o assunto. Já a Secretaria Estadual disse que vai esperar receber a homologação das diretrizes do Conselho Estadual de Educação.
 

Menu de acessibilidade