Vendas no varejo ficam abaixo do esperado; setor de livros cresce

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As vendas no varejo brasileiro cresceram 0,3% em março em relação a fevereiro e 1,8% na comparação com igual mês do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14/5).  
 
Economistas ouvidos pela Reuters previam, segundo a mediana, alta mensal de 0,5% e crescimento anual de 2,1%. Na comparação mensal, oito dos dez setores pesquisados tiveram crescimento das vendas, com destaque para Veículos e motos, partes e peças (3,9%), no mês em que acabou o primeiro período de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, o que antecipou as compras de muitos consumidores. 
 
Outros segmentos com dados positivos foram Material de construção (3%), Tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%).
 
Já as vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficaram estáveis e as de Móveis e eletrodomésticos caíram 2,2%.  
 
Sobre março de 2008, seis dos oito setores tiveram alta das vendas, destacando-se Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (15,2%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5%).  
 
O IBGE acrescentou que no primeiro trimestre as vendas acumularam expansão de 3,8%.  
 
A receita nominal em março cresceu 0,5% contra fevereiro e 7,8% ante o ano passado, acumulando no trimestre avanço de 9,9%. 

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