Universidades estaduais e municipais podem ajudar na formação de professores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A contribuição das universidades estaduais e municipais na formação de professores foi destaque durante encontro, na quarta-feira, 27, em Brasília, de mais de 150 reitores e pró-reitores de universidades estaduais e municipais. 
 
Presente à reunião, o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, lembrou que o número de professores que atuam sem formação inicial, ou até mesmo fora de sua área de estudo, é significativo. Segundo ele, a participação das universidades estaduais e municipais na formação de professores já é expressiva, mas pode ser ainda maior. “Educação básica, educação superior, educação tecnológica e alfabetização, todas estão ligadas. É a partir das conexões entre elas que pretendemos potencializar as políticas de educação básica”, disse. 
 
Durante o evento foram discutidas estratégias e parcerias para a melhoria da qualidade da educação básica. Dentre as ações apresentadas, destacou-se a construção do Sistema Nacional de Formação de Professores, que integra o Plano de Ações Articuladas (PAR).  
 
A Bahia foi o primeiro estado brasileiro a entregar ao Ministério da Educação o planejamento estratégico de formação inicial de professores, que já está em processo de elaboração em várias unidades da Federação. A entrega foi feita na última sexta-feira, 22, em Brasília. Com base no PAR, a estimativa é de abrir 40 mil vagas para formação inicial ou segunda licenciatura para docentes do estado. 
 
PAR — O Plano de Ações Articuladas é o abalizador para o apoio técnico e financeiro do MEC aos municípios. Ele compreende diagnóstico da realidade educacional do município e planejamento de ações que levem em conta quatro eixos: gestão educacional, formação de professores e de profissionais da rede pública, práticas pedagógicas de avaliação e infra-estrutura física e recursos pedagógicos.  
 
 

Menu de acessibilidade