Uma data histórica para o livro e a leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
O fórum realizado esta semana, em Brasília, pelos ministérios da Cultura e Educação, serviu de palco para uma data que será lembrada no futuro como uma das mais importantes desta década para a questão do livro e da leitura no Brasil. Foi dada a larga, nesse dia, para, finalmente, enraizar o Plano Nacional do Livro e Leitura (que já era uma referência internacional) nos estados e municípios brasileiros.

Apoio para enraizar os Planos
Por Galeno Amorim
As cidades e os estados que quiserem implantar seus Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura terão guias de apoio, portal na internet e até um curso de educação a distância para os gestores e técnicos das áreas de educação e cultura. Assim como o Fórum Mais Livro e Mais Leitura, todos esses materiais e os encontros regionais que acontecerão a partir de novembro estão sendo financiados pelo Instituto Pró-Livro.
Uma aposta
Por Galeno Amorim
Se 5% dos 5.565 municípios brasileiros aderirem e criarem, até 2010, seus planos municipais do livro e leitura, será um feito extraordinário. E um passo fundamental para que as ações de leitura sejam convertidas em políticas de estado no âmbito dessas localidades. E, assim, deixem de ser meros programas de governo, que sempre correm o risco de extinção ao término de mandatos dos prefeitos.
Nesse caso, a própria sociedade – convocada a ajudar a formular, compor e gerir os PMLLs – constitui uma poderosa rede de proteção a essas políticas.
Menu de acessibilidade