Tarso Genro diz que 2005 será o ano da qualidade no ensino básico

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O ano de 2005 será o ano da qualidade no ensino básico no Brasil, especialmente na educação fundamental. O ministro da Educação, Tarso Genro, anunciou que o MEC quer dar um choque de qualidade na educação básica e que, para isso, está estudando uma nova sistemática de avaliação desse nível de ensino para verificar o desempenho dos alunos, dos professores e da escola e, conseqüentemente, a qualidade do ensino fundamental. Um dos planos é universalizar o público-alvo da avaliação, contemplando a totalidade dos alunos, e não mais apenas uma determinada amostragem.  
 
Levantamentos do MEC vêm detectando vários problemas no ensino básico, tanto no fundamental quanto no médio. Apesar da quase universalização do acesso ao ensino fundamental no Brasil – 97% das crianças brasileiras de sete a 14 anos estão na escola –, cerca de oito milhões de alunos abandonam a escola, todos os anos. A evasão dos estudantes do ensino médio é de 7,6% e do ensino fundamental, de 5,4%.  
 
Dados do último Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) demonstram que quase 60% dos alunos da 4ª série submetidos a testes de português estão nos níveis de avaliação crítico ou muito crítico. Ou seja, não desenvolveram habilidades de leitura compatíveis com o nível de ensino, não foram alfabetizados adequadamente e não são leitores competentes. 
 
Matemática – Mais de 50% dos estudantes da 4ª série, testados em questões de matemática estão nos níveis crítico e muito crítico. Isso significa que não conseguem transpor para a linguagem matemática comandos operacionais elementares compatíveis com a série. Quase 60% dos alunos da 8ª série têm dificuldades com a resolução de expressões algébricas e não interpretam os dados de um problema fazendo uso de símbolos matemáticos específicos.  
 
Além disso, 62% dos estudantes da 3ª série do ensino médio desenvolvem algumas habilidades elementares na interpretação de problemas, mas não conseguem transpor o que está sendo pedido para a linguagem matemática, como o uso de algumas propriedades e características de figuras geométricas planas e a resolução de funções logarítmicas e exponenciais.  
 
A distorção entre idade e série também é preocupante. Hoje, 36,6% dos alunos do ensino fundamental estão fora da série adequada para sua idade. No ensino médio, esse atraso chega a 51,1%. Outro problema é a repetência. Cerca de 15% dos alunos da 8ª série do ensino fundamental estão repetindo o ano. Na 3ª série do ensino médio, essa taxa é de 7%. 
 
Avaliação – A disposição de estabelecer 2005 como o ano da qualidade no ensino básico atende orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preocupado com o bom nível da educação como um todo. O presidente pediu ao ministro que aprimore os mecanismos de avaliação do ensino básico, visando a garantia de uma formação adequada dos jovens e crianças. 
 
Segundo Tarso Genro, a mudança na avaliação do ensino básico será acompanhada por uma nova forma de financiamento desse nível escolar. O MEC trabalha para que, ainda em 2004, seja aprovado o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que substituirá o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). O Fundeb deverá começar a operar em 2005.  
 
 

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