O público da Music Television (MTV) já está acostumado com as campanhas educativas que o canal insere em sua programação.
Desde 2003, quando a MTV começou a colocá-las no ar, mais de mil campanhas já desfilaram pela telinha com mensagens rápidas, geralmente spots de 30 segundos, sobre preservação do meio-ambiente, direitos das crianças e do adolescente, combate ao racismo e temas relacionados à saúde, principalmente aids.
Em maio do ano passado, porém, um desses spots chamou mais a atenção: “Desliga a televisão e vai ler um livro“. A tela preta, com a frase em letras brancas, começou a ser mostrada com o propósito de incentivar o hábito de leitura entre os jovens. A repercussão foi tão grande que, dos 30 segundos iniciais, a campanha ganhou inacreditáveis 15 minutos, com inserção diária entre 13hs e 15hs.
“Nas duas primeiras semanas da campanha, mais de 200 mil telespectadores desligaram a TV. Se foram realmente ler um livro eu não sei“, diz André Mantovani, diretor geral da MTV Brasil. Citando como fonte o Ibope Telereport , a MTV informa que só entre os dias 1º de novembro do ano passado e 27 de abril deste ano, a mensagem atingiu 7,5 milhões de telespectadores só na Grande São Paulo.
“A repercussão foi além do que esperávamos“, afirma Rodrigo Pimenta, gerente do departamento encarregado de criar as vinhetas na MTV. Foi a primeira reação do público que justificou, diz ele, não só a continuidade da campanha, como o aumento do tempo em que ela fica no ar. “E não é só a garotada que manda e-mail. Os maiores elogios vieram dos pais que, naturalmente, adoraram a iniciativa“, completa Pimenta.
“A campanha também teve muita repercussão junto a editores de livros e organizações não-governamentais ligadas à educação“, completa Mantovani.
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