Site reúne 1.200 objetos digitais de ensino indicados por professores

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O Instituto Inspirare e o Instituto Natura lançaram, na última terça-feira (10), uma plataforma on-line com aulas em vídeo, áudio, multimídia, jogos, animações, mapas e outros tipos de objetos digitais de aprendizagem de acesso gratuito a professores e estudantes.

Na plataforma Escola Digital, 1.200 desses objetos foram selecionados entre diversos produtores de conteúdos e reunidos por meio de mecanismos de busca para estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, além de alunos especiais e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com os criadores do site, a construção do banco de objetos foi feita a partir de um mapeamento dos conteúdos já disponíveis na web, contando principalmente com a ajuda de professores da rede estadual de São Paulo que fizeram um trabalho de garimpo de iniciativas educacionais na internet. A partir desse levantamento foram selecionados os objetos digitais de aprendizagem, que estão categorizados de diversas formas para facilitar a busca por conteúdo.

É possível procurar itens pela série do aluno, pelo tipo de disciplina (como química e biologia), pela área de cada disciplina (como transformações químicas e evolução), e pelo tipo de mídia, que pode ser, por exemplo, aplicativos para celulares e tablets, aulas digitais, história em quadrinho, infográficos, entre outros. O site oferece ainda a possibilidade de buscar materiais de uso off-line e detalhes sobre a licença de uso deles, inclusive os que são abertos à modificação e aprimoramento dos próprios usuários.

Os objetos mais curtidos pelos usuários podem ganhar destaque dentro do site, e também é possível recomendar sites e conteúdos para serem adicionados ao acervo que, segundo os criadores, estará em constante expansão. Segundo Anna Penido, diretora do Inspirare, “o uso dos objetos digitais de forma articulada com o currículo permite que professores e alunos aproveitem o enorme potencial da tecnologia para conferir mais criatividade, interatividade e estímulo aos processos de aprendizagem”.

A criação da plataforma, segundo os organizadores, contou com a colaboração da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, do Instituto Educadigital, entidade sem fins lucrativos, e da empresa TIC Educa.

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