Seminário discute desempenho escolar de estudantes da região Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A região Sul do Brasil apresenta o melhor desempenho do País em língua portuguesa entre os alunos que estão terminando a educação básica. Mesmo assim, cerca de 30% deles não conseguem mostrar as habilidades de leitura exigidas na 3ª série do ensino médio, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2003. 
 
Os resultados estão no relatório do Saeb/2003 e serão debatidos em Curitiba, nos dias 24 e 25 de fevereiro. O encontro reunirá a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com educadores e técnicos em avaliação e planejamento das secretarias de educação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O objetivo é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação e discutir formas de melhorar a divulgação das informações. 
 
O evento é parte de um ciclo de seminário organizado pelo Inep nas cinco regiões do País, com a intenção de fazer um balanço das especificidades regionais apontadas nos relatórios do Saeb. O primeiro foi realizado em dezembro e reuniu representantes das secretarias de educação dos estados da região Centro-Oeste e do Distrito Federal. O próximo será com representantes da região Sudeste e deve ocorrer em março. Depois será a vez dos estados das regiões Norte e Nordeste. 
 
Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, o encontro é uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb por parte das secretarias de educação, escolas e professores. De acordo com Araújo, “o Saeb é fundamental para as tomadas de decisões que elevem a qualidade da educação básica”.  
 
O encontro de Curitiba será no Hotel San Martin, na Rua João Negrão, nº 169, Centro. Confira a programação pelo sítio do MEC ou pelo telefone (41) 222-5211. Outras informações sobre o seminário no telefone (61) 2104-9563.

Menu de acessibilidade