Seminário debate regulamentação do ensino infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Regulamentar a educação infantil e estabelecer parâmetros de qualidade e padrões de infra-estrutura são os objetivos do Seminário Nacional Política de Educação Infantil, que será realizado no dia 8 de julho, em Brasília. O encontro, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), reúne secretários estaduais e municipais para apresentar a política nacional de educação infantil. O documento foi elaborado a partir de oito seminários regionais, que contaram com a participação de professores de todo o país. 
 
O secretário de educação básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, enumerou as propostas definidas com estados municípios para aumentar o orçamento do ensino infantil. “Estamos propondo que o Fundo da Educação Básica (Fundeb) atenda a educação infantil e que o salário-educação seja aplicado não só no ensino fundamental, mas no infantil”, disse. 
 
“Queremos estabelecer uma rede de atendimento para todas as crianças até seis anos”, explicou Jeanete Beauchamp, diretora de políticas de educação infantil e fundamental da SEB. Durante o evento, ela enfatizou que, este ano, o ministério passou a oferecer, conjuntamente, programas para creches e pré-escola. “Além disso, em 2003, o MEC equiparou o valor da merenda escolar da pré-escola e do ensino fundamental e começou a atender as creches públicas e filantrópicas.” 
 
Política — A partir da política nacional de educação infantil, o Ministério da Educação pretende fortalecer as relações entre a escola e as famílias, expandir o atendimento escolar a crianças do ensino infantil e valorizar os profissionais que atuam na escola. De acordo com o último Censo da Educação, havia 7.039.171 matrículas na educação infantil — 4,9 milhões estão na rede pública e 1,9 milhão, na particular. 
 
A pedagoga Valéria Rodrigues Miz, da Secretaria de Educação de Itacarambi, Minas Gerais, acredita que a nova política vai melhorar a situação de trabalho dos professores e, conseqüentemente, a atuação deles. “O resultado desse estímulo será verificado dentro de sala de aula para os alunos”, previu.  

Menu de acessibilidade