Secretário de educação básica lança banco de experiências

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Banco de Experiências Exitosas dos Conselhos Escolares, um cadastro de iniciativas bem-sucedidas em escolas públicas, foi lançado no dia 4 de maio, pelo titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC, Francisco das Chagas Fernandes. O lançamento ocorreu durante o 10º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que será encerrado dia 6 de maio, em Brasília. “O banco promove a parceria com a sociedade em torno da melhoria dos níveis da educação”, disse o secretário. 
 
Segundo o coordenador-geral de articulação e fortalecimento institucional dos sistemas de ensino, Arlindo Queiroz, o lançamento do banco faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. “A divulgação dessa iniciativa assegura um alcance nacional no ano da qualidade da educação básica”, afirmou. 
 
Os conselheiros interessados em divulgar experiências devem preencher o formulário impresso, distribuído pelo MEC, ou a ficha disponível no portal do ministério na internet. O material será avaliado e selecionado para publicação e, em seguida, encaminhado a todas as secretarias e conselhos municipais de educação. 
 
Parcerias — Para o secretário Chagas Fernandes, que participou do painel Educação e Direito, o fortalecimento das parcerias com instituições representativas dos dirigentes da educação nacional é fundamental para a busca de soluções capazes de melhorar o ensino. “Este evento é um exemplo de mobilização e seus resultados vão se refletir na qualidade da educação nacional”, disse. “O MEC reforça a parceria com a Undime e dá ênfase a ações institucionais para o financiamento da educação, valorização dos profissionais, gestão democrática do ensino público e possibilidades de implantação do ensino fundamental de nove anos na rede oficial.” 

Menu de acessibilidade