Sealf trabalha no planejamento e na orientação de políticas para a alfabetização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) foi criada em janeiro de 2019 com o intuito de planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos. Desde então, a Sealf trabalha continuamente para tornar possíveis ações de orientação e aperfeiçoamento da alfabetização, com o apoio de especialistas do assunto, profissionais com anos de dedicação à alfabetização, pais e responsáveis, além de contar com alianças com entidades internacionais.

A primeira medida tomada pela Sealf, em abril de 2019, foi instituir a Política Nacional de Alfabetização (PNA), que busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. Três meses depois, a Sealf aderiu ao Progress in International Reading Literacy Study (Pirls), um estudo internacional realizado a cada cinco anos para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Em agosto de 2019, foi lançado o Caderno da PNA, um guia explicativo que aborda desde o cenário atual até marcos históricos e normativos do Brasil. O Caderno PNA apresenta também importantes relatórios científicos internacionais e aborda conceitos sobre a alfabetização e a literacia.

Dois meses depois, em outubro, foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), que teve por objetivo reunir especialistas do Brasil e do mundo para explanar sobre experiências e práticas que deram certo na alfabetização.

Em dezembro de 2019, a Sealf lançou o Conta pra Mim, um programa de estímulo à leitura e à contação de histórias no ambiente familiar. O Programa tem como público-alvo todas as famílias brasileiras, com foco em crianças de 0 a 4 anos. O Conta pra Mim possui um acervo de 40 vídeos que explanam atividades e brincadeiras para a família, fábulas contadas disponíveis nas plataformas de música, além de 16 vídeos com dicas de leitura e escrita em família.

A Sealf lançou, em fevereiro de 2020, o Tempo de Aprender, um programa que investe na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores, em materiais e recursos para estudantes e professores, e no acompanhamento da evolução dos estudantes. Também em 2022, foi publicado o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2022 – Educação Infantil; divulgada a coleção de livros Conta pra Mim; firmada a parceria entre os programas Conta pra Mim e Criança Feliz; e instituído o PDDE Emergencial – Recursos Para Retorno Seguro às Aulas.

Em novembro de 2020, foi lançado o GraphoGame, um aplicativo que apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver a ortografia e as habilidades de leitura. Ainda em novembro do último ano, a Sealf lançou o curso Práticas de Produção de Texto, disponibilizado na plataforma Avamec, totalmente on-line e gratuito, para atender a qualquer cidadão interessado, principalmente professores.

Em dezembro de 2020, foi lançado o curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), fruto da cooperação internacional de instituições do Brasil e de Portugal. O ABC prepara professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura.

Em 2021, foi publicado o edital do PNLD 2023 – Anos Iniciais, além do Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe), que consolida as experiências exitosas de alfabetização debatidas no Conabe em 2019. Ainda em 2021, ocorreu o lançamento dos manuais do Curso ABC, que apresentam informações teóricas sobre alfabetização, com embasamento científico.

Saiba mais sobre a Sealf.

Menu de acessibilidade