Saraiva anuncia resultados recordes em 2008

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Em 2008 a Saraiva realizou movimentos estratégicos com a finalidade de expandir suas operações nos mercados nos quais atua. O Grupo concluiu a compra da Siciliano e sua integração com as operações da Livraria Saraiva, inaugurou cinco novas lojas e obteve, na Editora, excelente participação de mercado no programa oficial de compra de livros para as escolas públicas de ensino médio – Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009). A Saraiva também investiu em novas frentes de negócios editoriais com boas perspectivas de geração de valor no médio e longo prazos, a exemplo do Ético Sistema de Ensino e do selo Saraiva Educação Multimídia. 
 
A receita bruta consolidada da Saraiva somou R$ 1,2 bilhão em 2008 e superou em 48% a do ano anterior. O EBITDA ajustado totalizou R$ 143,8 milhões, o que corresponde a elevação de 26,9% em relação a 2007. O valor total de investimentos em 2008 atingiu R$ 98,2 milhões. 
 
Editora Saraiva  
 
A receita bruta da Editora atingiu R$ 352,3 milhões no acumulou do ano, 13,9% superior à de 2007. Este desempenho foi decorrente do crescimento tanto das vendas no mercado privado como daquelas efetuadas para o governo. 
 
Nas vendas ao mercado privado, a Editora obteve excelentes resultados nas linhas de livros científicos, técnicos e profissionais (“CTP“), bem como nas linhas de livros didáticos e paradidáticos voltados para as escolas privadas. O crescimento da receita bruta no mercado privado alcançou 11,2% em 2008. 
 
No programa de compra de livros para as escolas públicas de ensino médio do Governo Federal, a Editora promoveu de forma eficiente o catálogo e conquistou 29% de participação de mercado nas novas adoções de conteúdos em Português, Matemática, Geografia, Física e Biologia. O contrato total de fornecimento de livros para as escolas públicas de nível fundamental e médio (PNLD2009 e PNLEM2009) atingiu R$140,9 milhões, o maior da história. 
 
Ao longo de 2008, a Editora investiu no catálogo do Ético Sistema de Ensino (“Ético“), que passou a contar com soluções educacionais completas para o ano letivo de 2009, da educação infantil ao ensino médio, incluindo ainda cursos pré-vestibulares. O objetivo é posicionar a marca como uma das melhores alternativas para as escolas que queiram utilizar sistema de ensino. As estratégias para esse segmento têm como base um plano de negócios bem estruturado, além de excelente capital humano para sua execução. A operação do Ético deve iniciar a fase de retorno do investimento nos próximos três anos. 
 
Simultaneamente ao investimento nas soluções educacionais do Ético, a Editora está investindo em soluções multimídia para escolas de nível fundamental e médio. O objetivo é oferecer conteúdos pedagógicos digitais de qualidade que possam ser utilizados em conjunto com a mídia impressa, agregando valor aos processos tradicionais de aprendizagem. 
 
O EBITDA ajustado da Editora alcançou R$ R$ 88,4 milhões no acumulado do ano. A margem EBITDA ajustada foi de 25,1% em 2008, contra e 23,7% em 2007. O resultado do EBITDA é nominalmente a melhor performance da Editora em sua história. Os investimentos realizados na Editora em 2008 atingiram R$ 11,8 milhões e foram destinados basicamente aos sistemas de informação, à estruturação das operações do Ético e do Selo Saraiva Educação Multimídia e à compra de veículos para a equipe de divulgação. 
 
Saraiva e Siciliano  
 
Além do aumento de vendas no conceito de lojas comparáveis, as operações varejistas também cresceram organicamente em 2008, período no qual foram inauguradas cinco novas lojas. O ano marcou mudanças conceituais importantes no modelo de negócios da Livraria Saraiva. As lojas dos Shoppings Paulista e Ibirapuera, na cidade de São Paulo, e do Shopping Iguatemi, na cidade de Campinas, já apresentam uma linguagem visual reformulada que valoriza ainda mais a experiência de compra dos clientes da Livraria. 
 
O plano de expansão orgânica até o momento está mantido para o biênio 2009-2010, período no qual a Livraria Saraiva pretende inaugurar até 11 novas lojas e adicionar cerca de 6 mil m2 de área de vendas às suas operações – em dezembro de 2008 as operações de varejo contavam com 41,7 mil m². A Companhia é muito seletiva em seus investimentos, razão pela qual mantêm o plano de expansão, mesmo em fase do cenário econômico adverso, acreditando na consolidação do varejo de livros no Brasil. 
 
Na análise das vendas comparáveis, o incremento das lojas da Livraria Saraiva, sem incluir as vendas da Siciliano, atingiu 8,7% no 4T08 e 14,5% em 2008, apesar do agravamento da crise econômica. A demanda por parte dos produtos comercializados pelas operações de varejo do Grupo tem baixa correlação com a disponibilidade de crédito e é menos susceptível aos aumentos das taxas de juros.  
 
A receita bruta da Siciliano cresceu 21,5% no 4T08 em relação ao 4T07, para R$ 49,7 milhões. Este bom desempenho é resultado de uma série de medidas implementadas durante o ano e que tiveram como objetivo melhorar os serviços oferecidos aos clientes da rede Siciliano. Tais iniciativas incluíram a melhora do acervo disponível nos pontos-de-venda, principalmente no que se refere a livros técnicos, além de investimentos relacionados ao treinamento de pessoal, aos sistemas de informação, aos processos logísticos e à unificação do departamento de compras. 
 
Em 2008, três lojas da rede Siciliano foram reformadas para se adequarem aos padrões das lojas da Saraiva: a do Shopping Jardim Sul, em São Paulo, e do Shopping Iguatemi e do Shopping Moinhos, ambas em Porto Alegre (RS). Nestas lojas foram introduzidas novas categorias de produtos – CDs, DVDs, papelaria, multimídia e artigos de informática -, além dos benefícios concedidos atualmente aos clientes da Livraria Saraiva, como, por exemplo, o cartão Saraiva Plus. 
 
As vendas por m2 das lojas da Livraria Saraiva apresentaram uma performance ainda superior àquelas da rede Siciliano em 2008. Em média, as vendas das lojas da Livraria Saraiva foram de R$ 16,7 mil por m2, ante R$ 9,3 mil por m2 das lojas da Siciliano, uma diferença de 79,3%.  
 
O EBITDA ajustado das operações de varejo do Grupo apresentou em 2008 um crescimento de 39,7% em relação ao ano anterior e atingiu R$ 56,6 milhões. 
 
O valor total investido em 2008 somou R$ 86,5 milhões, com destaque para a aquisição da Siciliano por aproximadamente R$ 60 milhões – valor que ainda está sujeito aos ajustes oriundos das variações das contas de capital de giro e da dívida líquida dessa empresa entre 30 de novembro de 2007 e 6 de março de 2008, data do fechamento do negócio.  
 

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