São Paulo zera o número de municípios sem bibliotecas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo atinge no dia 13 de maio, às 14 horas, uma de suas ambicionadas metas. Todos os municípios no Estado passam a dispor de uma biblioteca circulante, destinada a incentivar a leitura por prazer. O programa “São Paulo: Um Estado de Leitores“ inaugura a 84ª biblioteca em Barão de Antonina, na região de Sorocaba, com o patrocínio da empresa Semp Toshiba.  
 
Em 2003, quando o programa começou a sair do papel, dos 645 municípios do Estado, 84 não tinham biblioteca. Um garimpo da Secretaria de Estado da Cultura em busca de patrocinadores que doassem acervos e computadores para equipar os espaços disponibilizados pelas prefeituras tornou o projeto uma realidade em 2005.  
 
No esquema tripartite montado, os padrinhos fornecem entre 600 e 1000 títulos, definidos por uma listagem criada pela Secretaria de acordo com o número de habitantes dos municípios. A capacitação dos funcionários municipais e as atividades de estímulo à leitura também ficam sob responsabilidade da pasta. Às Prefeituras cabe oferecer as áreas para a implantação das unidades, além dos profissionais para operá-las.  
 
Além das bibliotecas, o programa abriu outras 53 salas de leitura pela periferia da Capital e na grande São Paulo.  

Menu de acessibilidade