São Paulo inclue ação solidária ao planejamento escolar

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Por acreditar que a prática sistemática de ações voluntárias de solidariedade é a melhor lição que o jovem pode acrescentar a sua cidadania, escolas estaduais de São Paulo incorporaram a seu planejamento anual diversos projetos envolvendo toda a comunidade escolar em ações de voluntariado.  
 
De acordo com esta nova postura com relação a problemas sociais, como crianças abandonadas, doenças endêmicas, apoio a portadores de necessidades especiais, a EE. João Borges, no Tatuapé, tendo à frente sua diretora, Professora Claudete, vem desenvolvendo, desde 99, um projeto que tem como principal objetivo envolver toda comunidade numa imensa rede de solidariedade para, pelo menos amenizar na região do Tatuapé e entorno, estes problemas que afligem a sociedade.  
 
Ao se pensar em termos de construção de uma mentalidade cidadã e socialmente responsável, os professores da EE. João Borges e seus alunos, já realizaram caminhadas temáticas tendo como mote principal a saúde (para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, contra a dengue, contra doenças sexualmente transmissíveis) distribuindo panfletos e folders, arrecadaram alimentos para enriquecer a alimentação cotidiana de orfanatos, e ainda visitaram e leram para crianças portadoras de hidrocefalia.  
 
Os professores incluíram nas atividades de voluntariado empenho especial na preservação do meio ambiente, onde contarão com a assessoria da escola de samba X9 Paulistana que desenvolveu um enredo sobre o Rio Pinheiros e colocou toda a pesquisa a disposição da comunidade escolar. Estão previstas também visitas monitoradas a asilos, orfanatos e casas de saúde para doação de tempo, atenção, alimentos e roupas.  
 
No outro lado da cidade , na Vila Sonia (zona oeste), alunos da EE. Senador Adolfo Gordo vivenciarão, na prática, através de visitas supervisionadas pelos professores, a importância do idoso na preservação da memória histórica e formação cultural do bairro.  
 
Por meio de um projeto envolvendo todo o grupo de professores e incorporado ao planejamento escolar, os professores das diversas áreas trabalharão na arrecadação de alimentos e roupas e procurarão envolver o alunado em dinâmicas que visem a quebrar a resistência e a dificuldade que a sociedade tem em lidar com a questão do idoso.

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