Rumos do MEC geram expectativa

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Semana do novo ministro Tarso Genro será de encontros, debates, avaliações e redefinição de metas
 
A semana prevê intensa atividade no Ministério da Educação (MEC), que, com a substituição do ministro Cristovam Buarque por Tarso Genro, na última sexta-feira, agora redimensiona ações e projetos. O novo ministro revela que, a partir de hoje, serão mantidos encontros para discutir e avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação do país, visando traçar as próximas metas. Segundo Tarso, essa etapa de reordenamento deverá ocorrer de forma articulada com Cristovam.  
 
A expectativa dos novos rumos do ensino nacional mobiliza educadores e dirigentes do setor. Ao cumprimentar Tarso, no dia da posse, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Dutra Vieira, aproveitou para pedir que a entidade intersindical seja recebida em audiência. Ao assumir o MEC, em 2003, o então ministro Cristovam fez sua primeira visita de trabalho à CNTE. Entre as prioridades educacionais, Juçara destaca a necessidade de financiamento para toda a Educação Básica (do Ensino Infantil ao Médio, Especial e Educação de Jovens e Adultos); valorização profissional (com fomação permanente, piso salarial nacional e diretrizes de carreira); além de defender uma organização mais sistêmica da Educação nacional, como preocupação do conjunto do governo e não tratada de forma setorial. Esther Grossi, educadora e coordenadora da ONG gaúcha Geempa, que desenvolve com o MEC programa de alfabetização de adultos no país, acredita que a chegada de Tarso pode ampliar trabalho nessa área. Ela acentua que teorias consistentes devem embasar práticas e projetos. Liana Borges, da direção do Mova-Brasil e ex-coordenadora da Educação de Adultos e de Alfabetização das secretarias estadual e municipal de Educação, disse esperar que as experiências do Movimento de Alfabetização das Administrações Populares sejam melhor aproveitadas pelo MEC. Ela lembra que na gestão de Tarso na prefeitura da Capital foi criado e impulsionado o Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), sendo valorizado quantitativa e qualitativamente o ensino  

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