RJ: 14% dos alunos da rede pública não leram nenhum livro em 5 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dados divulgados pela Secretaria estadual de Educação do Rio mostram que os estudantes do ensino médio da rede pública não leem muito.

 

Conforme antecipou a coluna Ancelmo Gois da ultima quarta-feira, 01, a pesquisa feita com 4 mil alunos mostra que 14% não leram nenhum livro nos últimos cinco anos. Outros 11% leram apenas um, e 26% somente dois ou três, ou seja, 51% dos alunos leram de 0 até 3 livros nos últimos 5 anos. Já 49% leram de 4 a mais de 20 livros.

 

A diretora executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, considera o resultado alarmante. Para ela, a leitura do texto literário no ensino médio é, sem dúvida, muito importante para o aluno nesta fase de formação. – Isso é sofrível. Como esses estudantes cumpriram essa etapa da vida acadêmica sem ler um livro sequer? A literatura faz parte do ensino médio. Esse tipo de aluno nunca vai conseguir passar no Enem, por exemplo. É somente por meio da leitura que descobrimos as múltiplas faces da linguagem – diz.

 

Para Priscila, a qualidade do ensino nessas escolas tem que ser melhor avaliada e mais bem monitorada. – É preciso saber como o professor atua. Faz parte do trabalho dele incentivar a leitura. O custo dos livros não pode ser 
 desculpa para isso. Hoje temos bibliotecas públicas e na web também é possível fazer download de várias obras.

 

O hábito da leitura deve fazer parte da rotina dos estudantes – conta A pesquisa também revelou que 78% dos estudantes têm computador com acesso a internet.

 

– Era muito melhor dar livros para esses jovens do que um computador. A internet deve ser usada como uma ferramenta de acesso para a leitura – explica. De acordo com a pesquisa, a qualidade do ensino nas escolas estaduais foi bem avaliada por 67% dos alunos. Para 13% é excelente, enquanto que para 54% é bom. Apenas 4% o avaliam negativamente.
 

Menu de acessibilidade