Rio de Janeiro recebe monitoramento dos programas do livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove, nesta semana, monitoramento e avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) na cidade do Rio de Janeiro. Até sexta-feira, 13, técnicas da autarquia irão visitar escolas públicas estaduais e municipais para conhecer a realidade local e checar se as unidades estão atuando conforme as normas dos programas.

Durante as visitas, a equipe esclarece dúvidas sobre os procedimentos adequados ao cumprimento das ações previstas e ouve sugestões e críticas dos gestores municipais e estaduais. Além de orientar novos planos de ação do FNDE, o monitoramento também colabora para a troca de experiências e gera oportunidade de aprimoramento das atividades de distribuição, remanejamento, devolução e conservação das obras.

 

Na quinta-feira, 12, profissionais envolvidos com a gestão dos programas receberão curso de capacitação. As palestras irão abordar temas como a sistemática de distribuição, reserva técnica e normas gerais de implantação. Até dezembro, o FNDE pretende desenvolver o mesmo trabalho nos estados do Paraná, Ceará, Pernambuco, Acre e Sergipe. A ideia é avaliar a execução dos programas e capacitar gestores de todas as capitais brasileiras até o fim do ano.

O PNLD visa garantir o acesso de alunos de escolas públicas a livros didáticos e obras literárias, complementares e dicionários. O PNBE fornece obras de literatura, pesquisa e outros materiais para incentivar a leitura, a atualização e o desenvolvimento de estudantes e professores.

 

Menu de acessibilidade