Resultados amostrais serão apresentados em webinário

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O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizarão, nesta quarta-feira, 4 de novembro, webinário para divulgação de resultados dos testes amostrais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Serão apresentados os resultados do 2º ano do ensino fundamental, em língua portuguesa e matemática, assim como do 9º ano, em ciências humanas e da natureza. A divulgação ocorrerá por meio de videoconferência, a partir das 8h30, e será transmitida, em tempo real, pelo canal do Inep no YouTube.

O evento contará com as presenças do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do presidente do Inep, Alexandre Lopes, e do secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim. Também estarão presentes o titular da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep (Daeb), Carlos Roberto de Souza, e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia.

O estudo será apresentado pelo coordenador-geral do Saeb, Helciclever Barros, e pelas pesquisadoras do Inep Waleska Karinne Souto e Aline Mara Fernandes Muler. Durante o webinário, serão expostas também a concepção teórico-metodológica da avaliação, bem como as evidências coletadas pelo Saeb, no que diz respeito à alfabetização do 2º ano do ensino fundamental. A exposição sobre o tema contará com análises dos especialistas convidados Alessandra Gotuzo Seabra, Helder Sousa e Vitor Geraldi Haase, da secretaria de Alfabetização do MEC.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das escalas de proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

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