São Paulo, fevereiro de 2021 – A Buobooks, livraria mundial que vende e entrega livros em português no exterior, passa a oferecer títulos de Literatura da FTD Educação para leitores de fora do Brasil. A parceria entre a editora brasileira e a startup do mercado editorial já conta com 15 títulos da FTD Educação no catálogo do e-commerce internacional, que podem ser comprados de forma fácil, rápida e com preços acessíveis.
Entre as obras da editora brasileira disponíveis para leitores de mais de 30 países estão clássicos de Monteiro Lobato (O Picapau amarelo), Mário de Andrade (Macunaíma, o herói sem nenhum caráter), Rubem Alves (O decreto da alegria e A operação de Lili) e Ana Maria Machado (O gato de botas).
O folclore brasileiro também ganha o mundo nas obras de Januária Cristina Alves, como Abecedário de personagens do Folclore Brasileiro, O Curupira e outros seres fantásticos do Folclore Brasileiro, entre outros títulos da autora. Os leitores no exterior podem ainda conhecer mais sobre as crenças e as tradições dos povos indígenas no livro Vozes Ancestrais, de Daniel Munduruku; ou as cantigas e brincadeiras de roda em Cumarim, a pimenta do reino, de Rosane Almeida. Os livros podem ser adquiridos no link: https://www.buobooks.com/vendor/ftd/
“Ao firmar essa parceria, a FTD Educação dá mais um passo em uma das suas principais missões que é fazer com que os nossos livros alcancem o maior número de crianças e jovens pelo Brasil e, agora, pelo mundo”, diz Isabel Lopes Coelho, gerente editorial de Projetos Especiais e Literatura/Paradidáticos da FTD Educação.
“Além disso, estamos contribuindo para a valorização e disseminação da produção literária e da cultura brasileira mundo afora”, reforça Tassia Oliveira, assistente de relações internacionais na FTD Educação.
A Buobooks iniciou sua operação em abril de 2020, com a missão de levar os livros publicados em língua portuguesa para os brasileiros que vivem mundo afora. São pelo menos 4 milhões de potenciais leitores que, até aqui, enfrentavam dificuldades para ter acesso às obras editadas originalmente no Brasil – barreiras como longos prazos de entrega, elevado custo de frete ou tempo de espera para que familiares ou amigos levassem os livros que desejavam.
Nesses 9 meses de existência, foram fechados contratos com quase 70 editoras, entre elas a FTD Educação, que garantiram mais de 4 mil títulos dos seus catálogos. Nesse período, a Buobooks alcançou cerca de 45 mil pessoas, entregando livros em mais de 30 diferentes países, em todos os continentes.
Os Estados Unidos, país que encabeça a lista de residência de brasileiros no exterior, lideram o ranking no volume de vendas da Buobooks. Mas países como Reino Unido, Espanha, Holanda e Angola vêm sendo surpresas positivas de procura. Desse universo, a literatura infantil é grande destaque, uma reafirmação do propósito dos fundadores da Buobooks: ajudar os brasileiros a manter os laços com a sua língua e sua cultura.
“É muito satisfatório para nós que editoras de primeira linha como a FTD Educação, façam parte dessa iniciativa mundial conosco. Ter os livros da FTD é a garantia de oferecer obras de qualidade para nossos jovens leitores”, afirma o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez, um dos fundadores da Buobooks.
Alvarez ressalta que a parceria com as editoras brasileiras é premissa do modelo de negócios e de trabalho – são elas que garantem à Buobooks a disponibilização de livros para serem impressos nas gráficas mais próximas de onde moram esses leitores.
A Buobooks trabalha com obras, autores e editoras brasileiras, portuguesas e africanas para levar a língua portuguesa a todo o mundo. Hoje, além de mais de 4 milhões de brasileiros no exterior, são 11 milhões de portugueses e mais de 50 milhões de africanos, vivendo em seus países, nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia, na Oceania e nas Américas.