Qualidade educacional é tema de superaula

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Maior Aula do Mundo será ministrada nesta quarta, dia 9, em Brasília e várias outras cidades brasileiras, como parte das atividades da Semana de Ação Global, que acontece em mais de 50 países. No Brasil, a superaula terá como tema as desigualdades na Educação. Em Brasília, a aula tem início às 10h30, no auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Câmara dos Deputados. 
 
Aberta ao público, a aula abordará, além da qualidade educacional, a revisão do custo por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef); a derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação (PNE) e o financiamento da Educação infantil e de jovens e adultos. O Programa Cidadania, da TV Senado, transmite alguns dos debates, às 15h. 
 
A Maior Aula do Mundo faz parte da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, lançada em 1999, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados para efetivar os direitos educacionais garantidos por lei. A campanha é comandada por um comitê nacional, que representa segmentos do campo educacional, como sindicatos, associações, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Unesco. 
 
A campanha, que conta com 13 comitês estaduais e pólos de ação em vários estados, desenvolve ampla mobilização social para que todo cidadão brasileiro tenha acesso a escola pública de qualidade. 

Em São Paulo, a Maior Aula do Mundo será realizada na sede da ONG Ação Educativa, na Vila Buarque. Reunirá jovens de diferentes grupos da periferia. No encerramento, Sharylane, cantora e compositora de rap, precursora do gênero no Brasil, fará uma apresentação. 
 
Nordeste – Índios xucurus, alunos das escolas da Rede Municipal de Recife, participarão de atividades culturais em suas aldeias, próximas da capital pernambucana. O grupo Jovens Comunicadores fará um programa de rádio especial em dez escolas do município de Cabo de Santo Agostinho. As atividades da Maior Aula do Mundo serão transmitidas pela Rádio Calheta FM, de Cabo de Santo Agostinho, durante toda a tarde. 
 
Outra atividade da Campanha Nacional pelo Direito à Educação é a Pesquisa sobre Qualidade da Educação. São 20 mil questionários já distribuídos a 500 escolas dos 27 estados brasileiros, dirigidos a estudantes, familiares e profissionais de Educação. 
 
Mais informações pelos telefones (11) 3151-2333, ramal 133, e (11) 9901-8448, pelos e-mails simone@acaoeducativa.org e cssoares@osite.com.br , e no site da Campanha.  
 

Menu de acessibilidade