Qualidade da educação básica é defendida na abertura da 60ª Reunião da SBPC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisadores, professores, estudantes e representantes do governo participaram da abertura da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), neste domingo, 13, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.  
 
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, representante do ministro da Educação na cerimônia, destacou a convocação do ministro Fernando Haddad para o conjunto de ações voltadas para a qualidade do ensino fundamental e médio. Segundo Guimarães, o Ministério da Educação quer alavancar o volume de conhecimentos novos que a sociedade e a comunidade científica alcançaram e vêm alcançando para o setor empresarial e industrial.  
 
“Um caso específico é a educação básica. Contamos com a sociedade, com os nossos parceiros, professores, colegas, pesquisadores e com o entusiasmo da nossa juventude para enfrentar esse que é talvez o maior desafio brasileiro”, disse Guimarães.  
 
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou o papel importante da SBPC em suas diferentes épocas. “A SBPC vem cumprindo e trabalhando incansavelmente para levar a ciência para todo o país, tem inspirado a política de ciência e tecnologia do governo Lula. Está sendo feito um esforço para que ciência, tecnologia e inovação se tornem definitivamente pontos importantes da pauta de desenvolvimento deste país”, salientou.  
 
O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, destacou o desafio proposto pelo presidente da Capes. Segundo ele, “é necessário o engajamento da SBPC nessa questão, que é a necessidade de trabalhar pela ampliação da educação em todos os níveis, para atender os anseios de inclusão cultural, social e econômica da população brasileira. A educação é o mecanismo principal para prosseguirmos nessa caminhada. O desafio está feito e nós vamos procurar a Capes com propostas concretas para fazermos essa parceria de imediato”, afirma.  
 
Homenagem – Com o tema Energia, Ambiente e Tecnologia, a reunião pretende explorar e discutir os caminhos que o Brasil deve seguir para buscar a inserção do conhecimento científico no setor produtivo e, como conseqüência, a capacidade de inovação com responsabilidade social e ambiental.  
 
Este ano, foram homenageados dois professores que contribuíram para o progresso da ciência brasileira. O físico e coordenador do programa de nanobiotecnologia da Capes, Sérgio Mascarenhas, e o geneticista Crodowaldo Pavan, ex-presidente do CNPq e da SBPC.  
 
No local da 60ª Reunião, os participantes poderão conhecer o Portal de Periódicos da Capes , maior banco de periódicos científicos do mundo, e ainda conhecer o processo de concessão de bolsas no Brasil e no exterior financiadas pela agência. Estarão disponíveis publicações da pós-graduação brasileira, entre elas, a Revista Brasileira da Pós-Graduação (RBPG), editada pela Capes. A reunião anual da SBPC vai até sexta-feira, 18. Veja a programação completa. 
 
 
 

Menu de acessibilidade