Projetos do RN, MG e CE vencem o VivaLeitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em 2010, foram inscritos 1.829 trabalhos no Prêmio VivaLeitura, que reconhece as três melhores iniciativas de fomento à leitura desenvolvidas no País com R$ 30 mil. A Fundação Santillana anunciou os contemplados na última sexta-feira (19).  

 

São eles: Cafeteria Sabor Literário (Parnamirim/RN), Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele (Poços de Caldas/MG) e Ler para Crer (Fortaleza/CE). O Prêmio Vivaleitura já está em sua quinta edição e tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016). Durante as quatro edições anteriores, cerca 8,5 mil projetos foram inscritos, 75 classificados como finalistas e 12 premiados.
 
Na categoria Escolas Públicas e Privadas, o projeto escolhido foi o Cafeteria Sabor Literário (Parnamirim/RN), que mostra que livros e café podem ser degustados. O projeto incentiva em alunos do ensino médio a leitura de obras das escolas literárias portuguesa e brasileira. O trabalho começou em 2008 e está em sua 3ª edição.
 
O Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele (Poços de Caldas/MG) foi premiado na categoria Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. Lá, são promovidas ações culturais envolvendo agentes da educação pública da cidade. O Centro Educacional fortalece as relações com os moradores, permitindo o livre acesso ao acervo de sua biblioteca e organizando debates de autores com a comunidade.
 
Vem do Ceará o melhor projeto na categoria Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Ler para Crer: oficinas itinerantes é uma proposta de extensão da Universidade Federal do Ceará e abrange a realização de oficinas e mutirões para a criação de bibliotecas comunitárias em Fortaleza.

Menu de acessibilidade