Professores pedem mais verbas para educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de 20 professores e profissionais da área de ensino fizeram no dia 28 de abril um protesto bem-humorado em frente ao prédio do Ministério da Fazenda para cobrar mais investimentos em educação. Eles levaram bonecos em tamanho natural do presidente Lula, do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de outros ministros e de líderes partidários. O boneco de Palocci foi o alvo preferido dos manifestantes.  
 
O deputado federal Ivan Valente (PT-SP) aproveitou para despejar sua ira contra a política econômica: — Vou dar uns cascudos no Palocci para ver se ele libera mais verbas para a educação — brincou Valente. O protesto foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).  
 
A entidade reivindica a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais em Educação) e a conversão de parte da dívida externa em investimentos no setor. As duas propostas são defendidas pelo Ministério da Educação (MEC), mas enfrentam resistência da Fazenda.  
 
Os professores deram uma aula à turma de bonecos encabeçada por Palocci com o tema “Chega de desigualdades: educar para superar a pobreza“. O objetivo do protesto, batizado de “Palocci, volte para a escola“, foi lembrar aos dirigentes políticos e membros da área econômica a necessidade de mais recursos para a educação pública. Enquanto os professores protestavam em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, Palocci presidia a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Menu de acessibilidade