Professores do ensino médio recebem livros de matemática e química

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A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) envia nos próximos dias mais dois livros da coleção Explorando o Ensino para professores das 16 mil escolas de ensino médio do País. Serão 60 mil exemplares, no total. Desta vez serão o volume III de matemática e o volume I de química. Este ano, a SEB já mandou outros 60 mil exemplares dos volumes I e II de matemática, da mesma coleção, para os professores. 
 
De acordo com a diretora do Departamento de Políticas de Ensino da SEB, Lúcia Helena Lodi, as escolas de ensino médio da rede pública receberam, ou receberão, de um a quatro livros de cada modalidade da coleção. No início de 2005, elas ganharão o Explorando o Ensino – Biologia. Os três livros novos (volume III de matemática, volume I de química e volume I de biologia) estão na gráfica. O material faz parte do programa Ciência de Todos, da SEB, que envolve ações para apoiar o trabalho dos professores. 
 
Os livros Explorando o Ensino – Matemática, Volumes I e II, têm coletânea de textos com atividades lúdicas a serem desenvolvidas em sala de aula, com sugestões de que conteúdos podem ser motivados, melhor entendidos ou descobertos pelos alunos nas atividades. Os textos foram extraídos da Revista do Professor de Matemática, publicação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio da Universidade de São Paulo. 
 
O volume II oferece subsídios para o professor trabalhar com objetos, jogos ou situações do cotidiano do aluno, mostrando que a matemática está na compreensão e solução de problemas do dia-a-dia. Entre os textos do livro estão: A Geometria das Chapas Perfuradas, de Luiz Marcio Imenes; Origami e Geometria, de José de Oliveira Siqueira; O Problema dos Quatro Quatros, de Lúcia Tinoco; e Jogos de Sperner, de Jaime Poniachick.  
 
Já no volume I do Explorando o Ensino – Matemática há artigos que podem ser utilizados em sala ou para refletir sobre temas abordados. Há artigos sobre história da matemática, que mostram o desenvolvimento do pensamento matemático, e há os que podem ser relacionados com a história do Brasil, como Medidas na Carta de Caminha. Já os artigos As Pirâmides do Egito e a Razão Áurea e Geometria e Astronomia, Uma Aula de Matemática no Ano 1000 vinculam a matemática à história do conhecimento da humanidade. Há ainda crônicas, entre as quais Sargú e a Arte de Calcular na Areia e simulações do cotidiano em artigos como Ano Bissexto, A Mídia e a Mega-Sena Acumulada e Como Abrir Um Túnel se Você Sabe Geometria. 
 
Prêmio – Na opinião de Lúcia Lodi, a área de ciências e matemática é frágil na organização escolar em todo o ensino básico, principalmente no ensino médio, que envolve desde a falta de professores à questão da qualificação e formação inicial. Daí a importância do Ciência de Todos, que realiza não só a produção de material para apoiar os professores, feita com a Sociedade Científica, mas o prêmio Ciências, que valoriza experiências no ensino das ciências e o Programa Nacional de Incentivo à Formação Continuada de Professores de Ensino Médio (Pro-Ifem), feito pela SEB em parceria com as instituições de ensino superior. 
Além do Ciência de Todos, a SEB e o Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) realizam, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estudo para saber onde faltam professores de química, física, matemática e biologia no ensino médio público. 
 
O estudo servirá de subsídios para a próxima reunião da Comissão de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio e Profissional (Capemp), que se reunirá em Brasília, em 18 de janeiro. A Comissão tem representantes do MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), entre outras entidades.  

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