Professores da rede pública terão formação continuada em alfabetização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Secretarias municipais de educação poderão oferecer aos professores das escolas públicas o Programa de Aperfeiçoamento da Leitura e Escrita (Praler), desenvolvido pelo Ministério da Educação, por intermédio do Fundo de Fortalecimento da Escola, da Secretaria de Educação Básica (Fundescola/SEB). O Praler é um programa de formação continuada destinado a professores das séries iniciais do ensino fundamental e tem o objetivo de apoiá-los no desafio de alfabetizar seus alunos. A metodologia caracteriza-se por ser semipresencial, na modalidade de educação a distância, utilizando material impresso. 
 
O material impresso é composto por uma coleção, com volumes dedicados à fundamentação teórico-prática para professores, incluindo muitas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Cabe aos professores escolher a melhor estratégia, dentre as várias, e articulá-las ao ritmo e processo de desenvolvimento de seus alunos. 
 
O programa tem a duração de dois semestres (um módulo por semestre), período em que os docentes participam de atividades coletivas (oficinas presenciais), organizadas e orientadas por um professor formador, e de estudos a distância. Cabe à Secretaria de Educação acompanhar e monitorar todo o processo. 
 
Financiamento – A Secretaria de Educação Básica (SEB) irá financiar, a partir de planos de trabalhos aprovados, a reprodução do material e a capacitação dos professores para os municípios que integram as áreas de abrangências de projetos interministeriais; municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; municípios com menos de 100 mil habitantes das regiões Sul e Sudeste e municípios que participaram dos encontros regionais sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos.  
 
Para implementar o Praler com recursos da Secretaria de Educação Básica, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os municípios deverão solicitar o financiamento tanto para capacitação (120 horas. correspondentes à execução dos dois módulos) quanto para a impressão do material. As orientações para o financiamento estão disponíveis no “Manual de Orientações para Assistência Financeira a Programas e Projetos Educacionais/2004” (páginas 19 e 20) e podem ser consultadas no sítio do FNDE .  
 
Material – A coleção do Praler está disponível no sítio do Fundescola e é composta pelas seguintes publicações: 
Guia Geral: contém informações gerais sobre o programa, a proposta pedagógica, as estratégias e etapas de implementação. 
 
Manual do Formador: é composto por temas ligados ao papel do formador, por seqüências de atividades de formação a serem realizadas nas sessões presenciais coletivas e por orientações para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Só será disponibilizado em CD após a assinatura do convênio. 
 
Cadernos de Teoria e Prática: compõem-se de seis volumes de estudo obrigatório que abordam as concepções, fundamentações teóricas aplicadas aos processos de leitura e escrita e uma diversidade de atividades de estudo e de práticas de ensino. Estão disponíveis no sítio eletrônico os três primeiros cadernos, referentes ao Módulo 1, denominados TP1, TP2 e TP3. 
 
Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem: são seis volumes organizados em situações didáticas, que apresentam uma série de sugestões com orientações para as atividades de sala de aula articuladas aos conteúdos de teoria e prática. Os cadernos têm duas versões: uma para o professor, que inclui orientações metodológicas para a realização das atividades, e uma para o aluno. Estão disponíveis no sítio eletrônico os três primeiros cadernos, referentes ao Módulo 1, denominados AAA1, AAA2 e AAA3. O material correspondente ao Módulo 2 será disponibilizadof na internet posteriormente. 
 
Mais informações pelo e-mail mensagens@fundescola.mec.gov.br ou pelo telefone (61) 3035-2834.  
 

Menu de acessibilidade