Professor ganham 50% do salário de um policial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nas comemorações do dia do professor (15/10) os professores têm muito poucos fatos para comemorar. Para saber, a categoria tem salários piores do que profissionais de outras carreiras que exigem formação equivalente, revela a publicação Estatística do Professor Brasileiro, que o Ministério da Educação divulga em 22 de fevereiro. 
 
A pesquisa mostra que um professor do ensino médio ganha metade do salário de um policial civil ou um quarto da remuneração de um delegado. O perfil do professor da educação básica à graduação foi traçado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, a partir do cruzamento de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica e da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios.  
 
O levantamento, que envolve estatísticas de 2001 a 2003, é inédito e expõe as desigualdades regionais. Um dos itens da pesquisa trata das condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores, incluindo biblioteca, laboratório de ciência e informática e acesso à internet. A pesquisa expõe o sucateamento das escolas de educação básica na rede pública: metade dos professores leciona em escolas sem bibliotecas; quatro em cada cinco em escolas sem laboratório de ciências; três em cada quatro em colégios sem laboratório de informática. 

Menu de acessibilidade