Secretaria de Estado da Educação implanta hoje a nova proposta curricular para 5ª a 8ª e Ensino Médio.
A Secretaria de Estado da Educação inicia hoje, 2 de abril, a implantação da nova proposta curricular em toda a rede estadual, para 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Trata-se de um inovador projeto, que irá proporcionar aos professores completas orientações por intermédio de guias sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.
Nos últimos anos a rede estadual de educação não tinha uma base curricular comum e os professores definiam isoladamente o que seus alunos aprendiam. A partir de agora há a indicação da Secretaria sobre o que o aluno precisa minimamente aprender. Caberá ao professor completar esta proposta e escolher as melhores formas de trabalho, para que os alunos aprendam mais e melhor.
Todos os professores da rede estadual passaram por dois dias de planejamento, nesta segunda e terça-feira, 31 de março e 1º de abril. Em 2007, cerca de quarenta especialistas de todo o Brasil se reuniram semanalmente com membros da Secretaria para a formulação do documento, que teve ampla participação de professores da rede.
Os materiais, que já chegaram às escolas, são compostos de 76 livros, chamados Cadernos do Professor, para todas as séries (5ª a 8ª e Ensino Médio) e disciplinas (matemática, química, língua portuguesa etc). Estão divididos por bimestre, com indicação clara dos conteúdos e das respectivas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Importante: todos os novos livros são complementares aos materiais didáticos, que, claro, continuam na rede. E os professores continuam com autonomia para complementar a proposta e definir as melhores formas de ensinar.
O governo do Estado já implantou expectativas de aprendizagem para as séries do 1º ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª).
O novo material será fundamental para os professores substitutos, que cobrem faltas dos efetivos ou temporários. Com os novos guias os substitutos saberão onde sua classe parou, em que ponto o outro professor finalizou o trabalho.
“É uma medida muito importante. A Secretaria está propondo o que deve ser ensinado em sala de aula, como um direito de todos os alunos. Era uma necessidade e é um avanço, pois os professores estarão seguros do que ensinar aula a aula“, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Recuperação
A Secretaria encerrou período de recuperação de 42 dias com foco em língua portuguesa e matemática. O projeto, também inédito, foi implantado com sucesso em toda a rede, sempre de 5ª a 8ª e em Ensino Médio.
Agora a pasta irá avaliar todos os cerca de 3,6 milhões de alunos que participaram do projeto. Os que ainda necessitarem de reforço continuarão, em contra-turno, em processo de recuperação. “O importante é que recuperem as estruturas fundamentais para continuarem aprendendo“, diz a secretária Maria Helena.
Currículo padrão
Jornal SPTV – 2ª Edição / TV Globo
Os alunos da rede estadual de ensino vão estudar pelo mesmo currículo básico. A mudança começou a valer a partir desta quarta-feira.
Durante os 42 primeiros dias do ano, um jornal de 40 páginas foi o principal material de estudo para todos os 3,6 milhões alunos da rede pública estadual.
“Eu acho que o jornal é bem melhor do que a matéria que eles iam passar porque a gente aprende mais fácil e melhor”, diz uma aluna.
Foi uma espécie de recuperação intensiva. Tudo isso para preparar os alunos para esta nova etapa que começou hoje. “O que não existia era uma sistematização do ensino, então se você estivesse estudando em uma escola e mudasse para uma escola dois quarteirões acima o currículo poderia ser diferente”, diz Sônia Bueno, coordenadora pedagógica.
O lançamento do programa contou com a presença da secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e do governador José Serra. “Ao nosso ver, a existência deste material vai ajudar muito a melhorar a qualidade do ensino”, diz o governador.
São 76 cadernos distribuídos a cada bimestre em todas as escolas. O material tem orientações teóricas e práticas pra todas as matérias.
A primeira lição do caderno da quinta série, por exemplo, fala de um lugar vivo, cheio de flores, plantas. Aí então a sala de aula muda de lugar e passa a ser o jardim da escola.
“Quisera a gente pudesse ter mais recursos para trazer mais vezes o aluno para este tipo de aula para viver na prática aquilo que ele vê só nos livros”, comenta a professora Marta Pedrini.
Segundo a secretaria da educação, os professores continuam com autonomia para complementar a proposta pedagógica.