‘Produção e Vendas’ em viva voz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os resultados da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, uma das mais importantes para a indústria brasileira do livro, foram apresentados nesta terça-feira (25).A PeV mostrou que, no ano passado, o faturamento das editoras brasileiras apresentou queda real de 10% em relação a 2019 e o ganho de força do canal “Livrarias Exclusivamente Virtuais”. que apresentou crescimento de 84% nessa mesma base de comparação. O estudo, que mantém a mesma metodologia desde 2006, apontou ainda que o subsetor de Obras Gerais cresceu e o de Didáticos caiu. Todas essas informações e a íntegra da apresentação da PeV estão disponíveis gratuitamente no PublishNews+.
E para quem quer se aprofundar sobre o tema, o Podcast do PublishNews recebeu nessa semana Mariana Bueno, economista da Nielsen responsável pelo estudo, e Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O programa teve ainda a participação de Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O SNEL e a CBL são as entidades responsáveis pela pesquisa.

Juntos com a equipe do PN, eles analisaram os resultados da PeV e deram detalhes que quem olha só para os números, muitas vezes, não consegue ver. Na conversa, Mariana e Marcos falam sobre o impacto da pandemia no setor, sobre o faturamento das editoras, analisam os subsetores e canais de venda, apontam possíveis tendências e mais uma vez, reafirmam a importância do estudo para quem trabalha com livros no Brasil. Vitor Tavares fez uma análise sobre o futuro das livrarias diante dos dados apurados pela pesquisa.

Marcos também adiantou que está se despedindo da presidência do SNEL, depois de sete anos. Sem revelar seu sucessor, aproveitou para fazer um balanço desse período em que esteve à frente do Sindicato.

Menu de acessibilidade