Produção e vendas do setor editorial brasileiro tiveram quedas reais em 2022

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As vendas ao mercado do setor editorial brasileiro apresentaram uma queda real (ou seja, descontada a inflação) de 2,6% em 2022, segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (18/05), pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apuração da Nielsen BookData.

O crescimento nominal foi de 3% em 2022. A pesquisa acompanha o comportamento da produção e das vendas das editoras em quatro subsetores: Obras Gerais, Didáticos, Religiosos e CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais). Em 2021, a queda em termos reais registrada foi de 4%.

As vendas ao governo tiveram queda ainda mais acentuada – parte dela era esperada por conta das variações nos programas de compra de livros. Sem descontar a inflação, a queda nas vendas ao governo foi de 24% no faturamento.

Os indicadores relacionados à produção – quantidade de exemplares, novos ISBNs, reimpressões – também apresentaram quedas em relação ao ano anterior.

A pesquisa também apontou que as livrarias exclusivamente virtuais se tornaram o canal com maior participação no faturamento das editoras, tendo alcançado 35,2% em 2022, superando pela primeira vez as livrarias físicas.

Também pela primeira vez em 2022, no subsetor de obras gerais, Feiras do Livro/Bienal aparece entre os cinco primeiros canais na participação do faturamento das editoras, com cerca de 1% do total.

Para o presidente do Snel, Dante Cid, os resultos são também reflexos da economia do país. “Um ano (2022) que parecia começar bem foi terminando em declínio. Mesmo agora em 2023 começamos com um cenário de inflação maior do que o desejado, mas esperamos que um decréscimo na inflação faça o consumidor retomar seu poder de compra daqui para a frente”, comentou, na apresentação da Pesquisa à imprensa nesta quinta-feira (18), realizada de forma virtual.

A presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, comentou ainda o fato de as livrarias virtuais se tornarem líderes no ranking de canais de distribuição. “Entendo isso como um reflexo do fato de as pessoas, durante a pandemia, se virem obrigadas a comprar de maneira virtual, porque o consumidor não podia ir presencialmente. Sabemos também que a compra virtual é um reflexo da falta de livraria em muitos municípios”, comentou.

Dante Cid observou que nos subsetores Obras Gerais e CTP, as livrarias virtuais alcançam quase 50% das vendas. “A concentração em um único canal nunca é saudável, ninguém gosta que haja uma dependência. Especificamente para obras gerais, a vitrine da livraria física é muito importante. Claro que queremos mais e mais livrarias. O Brasil ainda tem poucas livrarias. População do interior depende ainda mais de compras on-line, seja exclusivamente virtual ou não. O mais saudável é que haja uma distribuição em diversos canais”, comentou.

Os dados dizem respeito à produção e vendas das editoras – e são coletados por meio de questionários enviados de maneira digital às empresas. Dessa forma, não mede as perfomances do varejo. Neste ano, 135 editoras responderam aos formulários.

Livros digitais

Já a pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro mostrou que o conteúdo digital – e-books e audiolivros – continua representando 6% do mercado editorial brasileiro.

O faturamento total com conteúdo digital em 2022 alcançou um crescimento nominal de 35% – impulsionado pelo aumento de 69% do faturamento de Bibliotecas Virtuais e pela inserção do subsetor de didáticos através da categoria Plataformas Educacionais.

O faturamento das editoras com a venda à la carte (uma unidade inteira) representa 54% do conteúdo digital comercializado. As outras categorias de faturamento (assinatura, plataformas educacionais, bibliotecas virtuais e etc) representam os 46% restantes.

As pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro mostram um retrato da indústria no período analisado e permitem acompanhar as mudanças do setor.

Para fazer o download da apresentação das pesquisas clique aqui.

Publicado por PUBLISHNEWS, GUILHERME SOBOTA, em 18/05/2023.

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