Primavera dos Livros cresce e vai para São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Feira reúne 70 editoras em setembro no Armazém do Rio oferecendo livros com descontos especiais.

A PRIMAVERA DOS LIVROS cresceu e este ano ganha duas edições: uma no Rio, em setembro, e outra em São Paulo, em outubro. Serão cerca de 70 editoras de todo o Brasil divididas em 64 estandes e reunidas num evento no qual o personagem principal é o livro. No Rio, a feira acontecerá no Armazém do Rio, no Cais do Porto, de 20 a 22 de setembro. Mas a festa já começa antes. A partir de 20 de setembro até o final de outubro, a PRIMAVERA também estará presente em algumas das principais livrarias da cidade, numa cesta de livros com desconto com títulos dos catálogos das editoras participantes.

 

“Com a ida para o Armazém do Rio, vinculamos a PRIMAVERA DOS LIVROS ao plano de revitalização da Zona Portuária. Do ponto de vista do leitor, é importante a apropriação direta dos livros, manuseando exemplares, sentindo nas mãos a qualidade e o diferencial das produções dos pequenos editores que tratam o livro como produto cultural, e não como simples mercadoria“ – afirma Ricardo Macieira, Secretário Municipal das Culturas.

Embora com perfis diferentes, cada uma das editoras tem em comum a tentativa de conciliar sobrevivência econômica e seriedade no trato com a cultura. É essa filosofia que rege a escolha dos títulos, norteia o processo de edição, inspira o cuidado com o acabamento final do livro e culmina no contato com o leitor. E o ambiente ideal para esse contato é entre livros. Maior prova disso foi o ótimo resultado da primeira edição da feira, que aconteceu no ano passado, no Rio. Dez mil pessoas passaram pela PRIMAVERA nos dois dias abertos ao público. E mais de 14 mil livros foram vendidos, dos cerca de 3,5 mil títulos oferecidos.

Por conta desse sucesso, este ano haverá mais um dia aberto ao público. O evento abre na quinta-feira, dia 19, com um fórum exclusivo para profissionais do mercado editorial. No dia 20, estudantes em visitas guiadas e o público em geral poderão conhecer a feira, entrar em contato direto com o editor e descobrir o prazer da leitura. No sábado e no domingo, rodas de leitura, mesas-redondas e debates. Todas as atividades têm o livro e a leitura como foco principal, mas abrem também a discussão para temas associados.

As crianças terão atividades programadas com contadores de história, além da oferta de uma grande biblioteca com todos os títulos infantis lançados pelas editoras, onde poderão folhear e ler sem pressa. Ou seja, um programa para dia inteiro. Com restaurantes, bares e uma série de atividades voltadas para toda a família. O evento tem patrocínio da Prefeitura do Rio e apoio da RR Donnelley América Latina.

DIA DO PROFISSIONAL
A abertura oficial acontecerá na quinta-feira, dia 19, às 10h, no Centro Cultural Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, 68, Centro) com a presença de Elisabeth Serra (FNLIJ), Ricardo Macieira (Secretário das Culturas), Fábio Ferreira (RioArte) e Eny Maia (Secretária de Educação/SP). No mesmo dia, a partir das 11h, editores, livreiros, distribuidores, autores e outros profissionais da área estarão discutindo o mercado editorial, em debates pré-pautados. No fórum fechado para os profissionais da área serão discutidos os seguintes temas:0

11h às 13h – Ocupação geográfica do Rio de Janeiro pelo mercado livreiro
15h às 17h – Direitos autorais 17h às 19h – Sistemas de distribuição no Brasil

PARA A FAMÍLIA
A segunda edição da PRIMAVERA DOS LIVROS é um programa para toda a família: rodas de leitura e debates com a possibilidade de se encontrar face a face com os autores e os editores, além de shows de música instrumental, samba e choro.

ESPAÇO INFANTIL
Proporcionar o contato das crianças com os livros das formas mais variadas e prazerosas possíveis. Esta é a proposta do Espaço Infantil, que esse ano conta com uma área privilegiada na varanda do Armazém do Rio, de frente para a Baía de Guanabara. O local ganha ambientação de painéis de pano bem coloridos e pintados com trechos de livros infantis e juvenis.
Repetindo o sucesso do ano passado, a Biblioteca da PRIMAVERA vai contar com os títulos infanto-juvenis de todas as editoras participantes que poderão ser manuseados pela garotada. A partir dos desenhos feitos por elas, será formada o Varal Literária.

Outra atração será um grupo de contadores de histórias, que se apresentará durante o fim de semana em diversos horários, mostrando contos populares e utilizando elementos como violão, bonecos e mímica.

MESAS-REDONDAS
DIA 20 – SEXTA ÀS 17H30M
O livro no Brasil é caro?
mediador: Araken Gomes
convidados: Euvaldo Gomes, Samuel Leon, Luciana Villas-Boas, Rui Campos (Livraria da Travessa) e Plinio Martins Filho

DIA 21 – SÁBADO
ÀS 11H

A formação do leitor
mediador: Bia Hetzel
convidados: Elizabeth Serra (Proler /FNLIJ ), Suzana Vargas(Rodas de Leitura CCBB ), Fátima Miguez e Sonia Rosa

ÀS 15H
Tema: Fim da violência – utopia ou realidade?
mediador: Ari Roitman
convidados: Drauzio Varella, Leonardo Boff, Luis Alberto Pinheiro de Freitas, Chico Alencar, Ignácio Cano e Carlos Minc

ÀS 17H30H
Tema: Um ano após os atentados de 11 de setembro
mediador: Cesar Benjamin
convidados: Francisco Carlos Teixeira, Fabio Sa Earp, Carlos Lessa, Paulo Anthero e Emir Sader

DIA 22 – DOMINGO
ÀS 11H

Tema: O papel dos cadernos literários na formação dos leitores
mediadora: Isabel Mauad
convidados Cristiane Costa (JB), Cecilia Costa (O Globo), Eliane Lobato(Isto É ) e
Beatriz Velloso (Època)

ÀS 13H
Roda de Leitura-Ferreira Gullar lendo Dom Quixote

ÀS 15H
Tema: Biografias autorizadas x Biografias não autorizadas
mediador: Leda Huhne
convidados: Carlos Alberto Mattos, CLaudia Furiati, Wilson Coutinho e Stella Caymmi

ÀS 18H
Roda de leitura – O Rio de Janeiro e a Primavera- Suzana Vargas (CCBB)

ALIMENTAÇÃO
Restaurantes carioquíssimos como o Café da Casa (do mesmo grupo do Bistrô da Casa) e Bistrô do Paço são algumas das opções para quem visita à PRIMAVERA.

SHOWS
Cada dia um show diferente, sempre às 19h. Na sexta, jazz e música instrumental ao vivo com o Grupo Foco. No sábado, show com o grupo Dobrando a Esquina. No domingo, uma roda de choro com o grupo Choro na Feira.

PROJETO PILOTO DE VISITAÇÃO ESCOLAR
Na sexta-feira, dia 20, cerca de 400 alunos de 10 escolas da rede municipal cursando da educação infantil a 8ª série estarão visitando os estandes onde serão recebidos pelos editores. Haverá uma apresentação de seu catálogo e da linha editorial, além de participarem de apresentações e eventos na tenda onde acontecerão as mesas-redondas.

AS EDITORAS
7Letras (RJ); Aeroplano (RJ); Angra (SP); Artes & Ofícios (RS); Ateliê Editorial (SP); Autêntica (MG); Beca (SP); Biruta/Altana (SP); Boitempo (SP); Bom Texto (RJ); Brinque Book (SP); C/ Arte (MG); Callis (RJ); Casa Amarela (SP); Casa da Palavra (RJ); Casa de Rui Barbosa (RJ); Ciência do Acidente (SP); Códex (SP); Conrad (SP); Contracapa (RJ); Contraponto (RJ); Cosac & Naify (SP); Crisálida (MG); Cult (SP); Duas Cidades (SP); Editora 34 (SP); EDUERJ (RJ); Edusp (SP); Estação Liberdade (SP); Fissus (RJ); Folha Seca(RJ); Frente Editorial (RJ); Garamond (RJ); Hedra (SP); Heresis (RJ); Íbis Libris (RJ); Iluminuras (SP); Kadyc(SP); Labortexto (SP); Lucerna/Zeus (RJ); Lumiar (RJ); Maco (RJ); Manati (RJ); Mauad (RJ); Musa (SP); Nankin (SP); Nau (RJ); Nova Alexandria (SP); Ouro sobre Azul (RJ); Palas Athena (RJ); Pallas (RJ); Panda Books (SP); Papagaio (SP); Perseu Abramo (SP); Perspectiva (SP); Pinakotheke (RJ); Relume Dumará (RJ); Revan (RJ); Sá (RJ); Senac Rio (RJ); Uapê (RJ); UFRJ (RJ); Unesp (SP); Veredas (SP); Via Lettera (SP).

ARMAZÉM DO RIO
O Armazém 5 do Cais do Porto foi inaugurado no último dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, sob o nome de Armazém do Rio. Este foi o primeiro passo concreto para a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Um acordo com a companhia Docas, conduzido pelo Secretário das Culturas, Ricardo Macieira, permitiu que o Armazém fosse cedido ao Instituto RIOARTE, que executará os principais projetos para o espaço.

“Pensamos em utilizar também os demais armazéns para fins culturais, dentro do contexto global de revitalização da área portuária“, adianta Ricardo Macieira. Ele acredita que “a reorganização do waterfront, como complexo de lazer, cultura e entretenimento, trará o prestígio para a retomada econômica pretendida para a região“. Além do Armazém do Rio, a região vai ganhar o museu Guggenheim e a Fundação Vitra, uma das maiores empresas de design do mundo, que está sendo instalada em um casarão entre as ruas Barão de Teffé e Venezuela. Outro espaço importante é a já inaugurada escola De Anima, do balé da cidade do Rio de Janeiro.

O Armazém do Rio é versátil. O galpão tem de 3,5 mil m2 e comporta cerca de cinco mil pessoas. Conta com três palcos para shows e espetáculos, sendo o principal com 18m x 12m. Está prevista a construção de uma galeria climatizada de 140 m2 para exposições, bar, cafeteria e livraria. Sua ambientação é do artista plástico e cenógrafo Sérgio Marimba. Entre os eventos que já aconteceram ali está a exposição de Amilcar de Castro e shows de Fernanda Abreu, Grupo Rappa, Bebeto e Reggae B e Elza Soares.

ESTACIONAMENTO E ACESSO
O acesso ao Cais do Porto para quem vem da Zona Sul do Rio é muito simples. Basta tomar o Aterro do Flamengo, subir a Perimetral e descer na saída Praça Mauá. O Armazém número 5 fica à direita.

Para quem vem da Zona Norte pela Avenida Brasil, basta seguir por baixo da Perimetral.

Para quem vem pela Avenida Presidente Vargas, o melhor caminho é fazer o contorno atrás da Igreja da Candelária, e seguir as placas que indicam a Praça Mauá.

Para quem vem de carro, o período único custa R$ 3,00. Haverá ainda um serviço de Valet Parking.

Para quem vem de ônibus, a opção é pegar os que fazem ponto final na Praça Mauá. O Armazém fica a cerca de 600 metros da Praça.

SERVIÇO
Primavera Rio de Janeiro – de 20 a 22 de setembro
Armazém do Rio – Av. Rodrigues Alves, s/n – Armazém 5 – Cais do Porto – Rio de Janeiro
Quinta – dia do profissional, aberto somente aos profissionais do mercado
Sexta-feira, de 16h às 21h
Sábado e domingo, de 10h às 21h
Ingressos: R$2,00. Crianças menores de 12 anos, professores da rede municipal e maiores de 65 anos não pagam. Estudantes pagam meia entrada.

Primavera São Paulo – 18 a 20 de outubro
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quinta – dia do profissional, aberto somente aos profissionais do mercado
De sexta a domingo, das 10h às 22h.
Entrada franca
Estação de Metrô Mais Próxima ao Centro Cultural
Metrô Vergueiro (Linha Norte-Sul)

MAIS INFORMAÇÕES:
Approach Comunicação
21-3461-4616
Cláudia Belém belem@approach.com.br
Kátia Carneiro katia@approach.com.br
www.approach.com.br

Menu de acessibilidade