O Prêmio VIVALEITURA anunciou nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, os 15 finalistas de sua segunda edição. Os vencedores nas três categorias – Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais) – receberão R$ 25 mil, cada um.
Foram registradas 1.855 inscrições e somadas as duas edições são mais de cinco mil projetos de incentivo à formação de leitores e fomento à leitura cadastrados. Acre, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo têm projetos entre os finalistas da premiação, que este ano recebeu inscrições de todos os estados do país.
Veja os projetos classificados:
Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias
Leia Maripá (Maripá, PR)
Luz e Autor em Braille (Taguatinga, DF)
Cultura – Tradição, Leitura e Arte Solidária (Tabuleiro do Norte, CE)
Borrachalioteca – um jeito diferente de ler o mundo (Sabará, MG)
Biblioteca Barca de Livros: viagens em águas de histórias (Florianópolis)
Escolas Públicas e Privadas
Livro Falado, uma questão de cidadania (Curitiba)
Caminhos da Leitura (Farroupilha, RS)
Semeando o prazer de ler com a história em quadrinhos (Pompéia, SP)
Retrato Falado (Volta Redonda, RJ)
Formação de voluntários mediadores de leitura (São Paulo)
Sociedade
Leitura para Todos (Belo Horizonte)
Círculos de Leitura (São Paulo)
Projeto Tear de Histórias (Rio de Janeiro)
A leitura para bebês na UTI neonatal do Instituto Fernandes Figueira/FioCruz (Rio de Janeiro)
Barco de Leitura – comunidade leitora Resex Cazumbé Iracema (Sena Madureira, AC)
Os três vencedores do Prêmio Vivaleitura 2007 só serão conhecidos no dia 30 de outubro, durante a solenidade de premiação em Brasília com a presença dos finalistas. Na ocasião, também serão anunciados os premiados na categoria Menção Honrosa, que receberão troféu, diploma e medalha.
Vivaleitura – Iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O Prêmio tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura, e conta com o patrocínio exclusivo da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Informações: www.premiovivaleitura.org.br.