Prefeituras brasileiras poderão aplicar método inovador de educação infantil

Secretarias de educação vão receber gratuitamente livro e CD sobre metodologia utilizada com 1,3 mil educadores de 60 instituições de São Paulo nos últimos 12 anos. Obra é parceria entre os Institutos C&A e Avisa Lá. 
 
A Educação infantil da rede pública brasileira terá mais um instrumento para auxiliar o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Todas as 5.562 cidades do Brasil vão receber gratuitamente, a partir de novembro, o livro Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores (Editora Peirópolis), uma metodologia inovadora na formação continuada de profissionais da Educação infantil. 
 
Lançada em outubro pelo Instituto C&A, em parceria com a organização Avisa Lá, a publicação é resultado da metodologia aplicada nos últimos 12 anos na formação e capacitação de 1,3 mil educadores em 60 instituições de ensino, núcleos de educação infantil que conseguiram ampliar o conteúdo e repertório cultural de suas crianças e oferecer atividades instigantes e prazerosas. 
 
Além do livro, as secretarias municipais de Educação vão receber também um CD com toda a estrutura do programa Capacitar Educadores, sistematizado pela equipe do Instituto Avisa Lá, grupo envolvido há 20 anos na formação de educadores infantis. A distribuição nacional da obra será realizada por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) 
 
Organizado por Sílvia Pereira de Carvalho, Adriana Klisys e Silvana Augusto, o livro é uma contribuição para a reflexão sobre a qualidade de educação de crianças de 0 a 6 anos. Segundo as organizadoras, o programa Capacitar Educadores viabilizou a construção de um novo modelo de formação continuada para profissionais de Educação Infantil que atuam em escolas, creches publicas e comunitárias. O livro mostra como esta nova experiência de trabalho estimula o atendimento de qualidade e garante um melhor futuro para as crianças. 
 
“Diante dos bons resultados apurados no programa, achamos fundamental democratizar os conhecimentos acumulados com outros educadores ou interessados em geral, pois o que acontece nessa faixa etária é decisivo na vida das pessoas“, diz Silvia. “A formação de profissionais da educação é o primeiro passo a ser dado se quisermos promover mudanças no cenário da educação infantil no Brasil“, completa o presidente do Instituto C&A, Paulo de Castro. O lançamento do livro marca os 20 anos do Instituto Avisa Lá os 15 do Instituto C&A, que no período já investiu US$ 50 milhões em 1.200 projetos educacionais dirigidos a crianças e adolescentes do Brasil.  

Menu de acessibilidade