PorSimples

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma novidade e tanto: entrou em fase final um projeto que, pronto, promete sacudir o ambiente que trata das questões relativas à leitura no Brasil. Trata-se do PorSimples: simplificação textual do português para inclusão e acessibilidade digital, coordenado por Sandra Maria Aluisio, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, unidade do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). 
 
O objetivo da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo ICMC é simplificar a linguagem de textos em português disponíveis na Internet, facilitando o entendimento deles por crianças e adultos em processo de alfabetização, pessoas com problemas de linguagem ou cognitivos, além dos chamados analfabetos funcionais. “Nossa proposta é trabalhar na criação de páginas com acessibilidade universal“, declarou ao Boletim FAPESP Sandra Maria Aluisio, integrante do Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional e Intermídia da USP de São Carlos. 
 
A equipe do PorSimples selecionou e construiu ferramentas que serão incorporadas às tecnologias propostas pelo projeto. Foi escolhido o analisador sintático que identificará estruturas sintáticas complexas, e adaptado um analisador de discurso para ele mostrar visualmente as relações entre as partes de um texto, ajudando, assim, na sua compreensão. Para tornar um texto mais curto, vários métodos de sumarização para o português foram avaliados e uma ferramenta que remove redundâncias foi criada.

Menu de acessibilidade