Políticas públicas para o ensino fundamental são debatidas em seminário

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Gestores da educação básica estão reunidos em Brasília, nestas terça e quarta-feiras, 8 e 9, para o segundo encontro do grupo de trabalho Fundamental Brasil. O seminário tem o objetivo de discutir as políticas públicas para o ensino fundamental em todo o país.

 

O desafio número um do ensino fundamental se refere aos jovens de 15 a 17 anos que ainda estão nesta etapa, em distorção idade-série” salientou a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda. Segundo ela, dos cerca de 10 milhões de jovens nessa faixa etária, 4,8 milhões estão no ensino médio; outros 4 milhões, no ensino fundamental e 1,2 milhão não estão na escola.

 

A correção de fluxo é um dos pontos a serem debatidos durante o encontro, já que 28% dos alunos do ensino fundamental não estão na série certa, de acordo com sua idade. “É um número alto. Precisamos repensar as formas de avaliação do aluno, a reprovação e o currículo das escolas, para garantir aos estudantes acesso, permanência e conclusão dos estudos, junto com a aprendizagem”, destacou Pilar.

 

A emenda constitucional número 59, que foi promulgada no mês passado e pôs fim à Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre os recursos da educação, também está na pauta do encontro. Com a verba adicional para o setor, cerca de R$ 9 bilhões a mais por ano, será possível tornar o ensino obrigatório dos quatro aos 17 anos de idade, ou seja, da educação infantil ao ensino médio.

 

 

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