PNLL estimula crescimento de 1.500% do orçamento para as ações no segmento cultural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A institucionalização do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) foi destacada na Assembleia de Livro e Leitura, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro, na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em Canoas, no Rio Grande do Sul.


 

A atividade integrou um dos 230 debates promovidos naquela cidade gaúcha como parte da programação do Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre.

 

Para o diretor de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Fabiano dos Santos Piuba, “a elaboração do PNLL proporcionou um discurso mais qualificado em torno do tema, o que gerou aumento expressivo no orçamento do Programa Mais Cultura direcionado às ações de livro e leitura, passando de R$ 6 milhões, em 2003, para mais de R$ 90 milhões, em 2009”.

 

O secretário de Cultura de Canoas e ex-coordenador de Livro e Leitura do MinC, Jefferson Assumção, ressaltou a importância de “assumirmos a tarefa de transformação do Brasil como uma sociedade leitora”.

 

Segundo Assumção, a mudança já começou, “estamos aprendendo a trabalhar em rede, a conectar um livreiro com um bibliotecário, por exemplo”.

 

II CNC

A partir dos eixos que estruturam o PNLL – democratização do acesso; fomento à leitura e formação de mediadores; valorização da leitura e comunicação; e apoio à economia do livro – Piúba coordenou, em conjunto com representantes do segmento no Rio Grande do Sul e demais participantes do encontro, a elaboração das propostas que serão debatidas na Pré-Conferência Setorial de Livro e Leitura, atividade que antecede e integra a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), que acontecerá em Brasília, no mês de março.

Durante a Assembleia – que contou, ainda, com a participação do secretário executivo do PNLL, professor José Castilho Marques Neto, e do diretor do Centro de Programas Integrados da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Tadeu Di Pietro – também foram eleitos os três delegados que representarão o estado na etapa setorial.

 

Confira o anexo: Proposições de Livro, Leitura e Literatura – Rio Grande do Sul.

 

Menu de acessibilidade