PNLD Ensino Médio e PNLD Educação Infantil promovem mudanças na educação básica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que visa distribuir obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos estudantes e professores das escolas públicas de educação básica do Brasil.

Com a abertura do edital do PNLD 2021 – Ensino Médio, espera-se que as escolas se organizem para acolher as culturas juvenis atuais e considerem os diferentes perfis de seus estudantes, de modo a respeitar seus direitos, singularidades, interesses e aspirações. Espera-se também, com o que foi denominado Novo Ensino Médio, que a escola possa promover o desenvolvimento integral dos estudantes, contemplando não apenas a formação intelectual, mas também estimulando as dimensões física, social, emocional e cultural de aprendizagem.

Todas as mudanças no ensino médio acarretarão um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais da educação, principalmente no que diz respeito à construção de novas relações de ensino e aprendizagem estruturadas em áreas do conhecimento, conforme o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Diante dessas transformações e novos desafios, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC lançou uma série de cursos no Avamec direcionados ao entendimento da BNCC. São mais de 15 cursos disponíveis, que tratam desde a BNCC na educação infantil até a BNCC no ensino médio.

Conheça os cursos da SEB.

Saiba mais sobre o PNLD.