Depois de um período positivo impulsionado pelas promoções da Semana do Consumidor em março, o 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil, referente ao período de 25 de março a 21 de abril de 2024, não apresentou o mesmo desempenho, mas continua com números crescentes. A pesquisa é realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL).
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o faturamento cresceu 3,12%, chegando a R$ 170,3 milhões, contra R$ 165,15 milhões em 2023. O resultado se dá graças ao preço médio, que subiu 14,38%, com um desconto médio menor em 5,70 p.p. em relação ao ano anterior.
Outro fator positivo que vale ser ressaltado é a bibliodiversidade de livros comercializados, que continua crescente, sendo 4,56% superior ao mesmo período do ano passado. No entanto, o volume de livros foi 9,84% menor, totalizando 3,28 milhões, em comparação com os 3,64 milhões de 2023.
“A boa notícia vem do aumento da bibliodiversidade: as editoras continuam apostando em novidades, em novos títulos, o que demonstra a disposição do setor para enfrentar as quedas nas vendas”, explicou o presidente do SNEL, Dante Cid.
2023 X 2024
No acumulado do ano o ritmo é um pouco menor: segue positivo em faturamento e negativo em volume. Do início do ano até 21 de abril de 2024, foram vendidos 16,76 milhões de livros, contra 17,53 milhões no ano anterior: uma queda de 4,43%.
Já em relação ao faturamento, o varejo acumula vendas de R$ 898,66 milhões em 2024 contra R$ 835,50 vistos em 2023, o que significa um aumento de 7,56%. A alta no preço médio no período também se reflete no acumulado e segue com uma variação positiva de 12,55%, chegando ao valor de R$ 53,61.
Mais uma vez, o fator a ser comemorado pelo setor é a quantidade de ISBNs movimentadas em 2024. A alta é de 4,27%, alcançando 254.917 ISBNs este ano contra os 244.468 vistos no acumulado de 2023.
“Vemos o preço médio aumentar e o desconto diminuir, mas uma lupa no TOP 500 mais vendidos ilustra ainda mais esse fenômeno, com preço médio 20,96% maior e desconto médio 6,44pp menor”, comenta Ismael Borges, Country Manager do BookScan Brasil.
Importância dos gêneros
Sem muitas novidades, o único gênero que cresceu em importância no período foi Não Ficção Trade com variação positiva de 2,12 p.p. e chegando a representar 28,65% do faturamento do setor.
Infantil, Juvenil e Educacional (-0,91), Ficção (-0,63) e Não Ficção Especialista (-0,58) seguem em queda.
Metodologia
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. A Nielsen BookScan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Confira o Painel completo clicando aqui.