Painel do Varejo de Livros no Brasil​​ aponta ritmo decrescente no início de 2023

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mais novo período monitorado pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil não conseguiu superar a performance da mesma época em 2022, quando o mercado livreiro se recuperava após a fase mais aguda da pandemia. No 2º Painel de 2023, o período registra uma queda de 12,93% em volume e 7,61% em faturamento nas livrarias e supermercados do país.

A venda de 4,03 milhões de livros no segundo período de 2023, com uma receita de R$ 194,88 milhões, não foi suficiente para superar o mesmo mês no ano anterior, que registrava 4,63 milhões de livros vendidos e um faturamento de R$ 210,94 milhões.

O Painel do Varejo de Livros no Brasil é realizado pela Nielsen Book do Brasil e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O período 2 deste ano é referente aos dias 30/01/2023 a 26/02/2023.

Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil, comenta em nota: “a bibliodiversidade caindo em quase 2 dígitos, preço médio acima da inflação, queda expressiva de vendas em volume e valor, o início de 2023 não deixa dúvidas que o mercado editorial terá um ano desafiador, vale sempre lembrar que estamos fazendo comparações com bases bastante altas, já que 2022 começou muito forte. A expectativa é que no decorrer dos períodos os números possam se equalizar”.

“O evidente declínio do período vem confirmar as preocupações demonstradas pelo setor com o cenário econômico”, destaca Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, também em comunicado. “Ainda é cedo para estabelecermos uma tendência de médio prazo, mas será fundamental que o PIB apresente sinais de crescimento sustentado”.

O início de 2023 começa a ser desenhado com um ritmo decrescente, trazendo um grande desafio ao setor do varejo livreiro. A variação no acumulado de 2023 é negativa em relação ao começo do ano anterior, sendo 8,82% menor em volume e 2,34% em faturamento. O volume em 2023 é de 9,27 milhões de livros, com um valor de R$ 458,72 milhões, contra um 2022 que começou com a venda de 10,16 milhões de livros, faturando R$ 469,72 milhões.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Publicado por Publishnews em 15/3/2023.

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