Os primeiros meses de 2021 demonstram grandes avanços na implementação do Novo Ensino Médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em articulação com as secretarias de educação, com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a implementação do Novo Ensino Médio tem apresentado grandes avanços nos primeiros meses de 2021.

Até o momento, 11 Unidades Federativas (UFs) já concluíram a (re)escrita dos seus referenciais curriculares, conforme as normativas do Novo Ensino Médio, submetendo-os à aprovação e/ou homologação dos seus respectivos conselhos de educação.

O feito também representa o apoio do MEC às secretarias de educação e o atingimento de mais uma meta prevista no Acordo do Empréstimo, firmado entre o Governo Federal e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que também apoia a Reforma do Ensino Médio.

Em função dos resultados alcançados, o Governo Federal receberá uma parcela de 10 milhões de dólares, valor estabelecido com o BIRD pelo cumprimento dessa meta. O desembolso é fruto do atingimento da primeira meta do Indicador Vinculado ao Desembolso nº 04, prevista no Acordo do Empréstimo.

O Indicador aponta o quantitativo de UFs que concluíram a (re)escrita do referencial curricular e tiveram aprovação e/ou homologação pelos respectivos conselhos de educação, conforme a Lei nº 13.415/2017. As 11 UFs que atingiram a referida meta são: Amapá; Distrito Federal; Espírito Santo; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraíba; Pernambuco; Santa Catarina; Sergipe; e São Paulo.

O MEC, por meio da composição da equipe técnica, tem ampliado o apoio aos estados e ao Distrito Federal para fortalecer a implementação do Novo Ensino Médio. A expectativa é de que até o fim do primeiro semestre, 15 UFs tenham seus referenciais curriculares aprovados e/ou homologados e, até outubro deste ano, as demais, contemplando as 27 UFs.

Menu de acessibilidade