Os audiolivros no mercado editorial brasileiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Não é de hoje que os audiolivros estão no centro das atenções do mercado editorial. Uma tendência global, o setor de áudio – também influenciado pela pandemia – apresentou um bom crescimento no último ano e o que se espera é que essa tendência continue.
Por aqui, esse padrão se repete e para falar sobre o tema, o Podcast do PublishNews chamou uma recém-criada editora brasileira 100% digital focada em áudio, a Pop Stories, capitaneada por Carlo Carrenho, também fundador do PN, e uma produtora especializada em audiolivros e conteúdos falados, a Narratix, de André Calgaro.

Na conversa, ambos falaram sobre suas empresas e a decisão de apostar no mercado de áudio no Brasil. No caso da Pop Stories, que foi lançada no final de junho, Carlo explicou que a empresa herdou o catálogo da sueca Word Audio e que até o momento, ele e sua sócia, Silvia Rebello têm focado seus esforços em subir esses títulos. “Basicamente a gente acredita que o áudio e muito pequeno no Brasil, a gente não espera nada em curto e médio prazo, mas achamos que a longo prazo o que a gente está construindo pode valer bastante e ser uma coisa bem legal, com um público bem desenvolvido”, explicou. Nesse mês, a editora já disponibilizou três novos títulos: A viagem do descobrimento, de Eduardo Bueno, o Peninha; Mansão Hedonê, de Sue Hecker e Emma e o sexo, de Ilana Eleá.

Já a Narratix, referência no setor, é uma empresa especializada na produção de audiolivros. “Produzimos audiolivros em vários formatos, no tradicional com narrador, audiogramas, audiolivros com música e efeitos e hoje, também produzimos ativamente em três idiomas: português brasileiro, italiano, espanhol e ainda temos outros idiomas engatilhados que queremos começar a produzir também”, resumiu André.
Durante o bate-papo, eles falaram sobre o que falta para o mercado de áudio crescer no Brasil, compararam a nossa realidade com a de outros países, falaram sobre como enxergam o futuro da voz, da relação do audiolivro com o podcast, dentre outros assuntos.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Menu de acessibilidade