Foi realizada nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, no estande da Abrelivros, a oficina Intencionalidades no processo de letramento e alfabetização: da sondagem à sistematização, conduzida pela pedagoga Silvana Rossi Julio e promovida pela Editora Saraiva.
Os inscritos receberam uma apostila com os principais tópicos da apresentação e ao final participaram de uma atividade complementar.
Dentro da proposta apresentada, foi colocado que o processo de alfabetização deve proporcionar uma imersão prazerosa e significativa da criança na linguagem escrita, em suas diferentes formas e usos sociais.
Alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades. Contudo, são complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.
Ele utiliza conhecimentos que já possui, recursos lingüísticos do autor e o que sabe sobre a língua.
O processo de alfabetização e letramento perpassa pela relação da criança no uso de diferentes portadores textuais e no levantamento de hipótese sobre o funcionamento do sistema alafabético.
Para isso, é necessário que os alunos reflitam sobre as unidades linguisticas.