OEI presta assistência técnica a programas do MEC

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A especialista em alfabetização e formação de professores Maria Cristina Armendano, diretora do Observatório da Educação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), encerrou no dia 22/09 uma visita de três dias ao Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Armendano conheceu, avaliou e fez sugestões sobre os projetos da SEB para os dois primeiros níveis de educação básica e formação de leitores. 
 
“O Ministério da Educação está atacando, em várias frentes, um dos núcleos mais duros hoje na educação, que é o tema do fracasso nos primeiros anos do ensino fundamental”, disse Armendano. “Isto tem a ver com o manejo instrumental do simbólico – basicamente da escrita e do cálculo”, afirmou a diretora da OEI. Sem essas competências cognitivas, o aprendizado dos professores durante sua formação e o aprendizado dos alunos estariam comprometidos. “Teremos os chamados problemas de alfabetização com o passar dos anos”, acredita Maria Cristina Armendano. 
 
Com a coordenação-geral de Educação Infantil da SEB, ela discutiu a formação inicial de professores, em nível médio-magistério (pró-infantil). Com a coordenação-geral de Ensino Fundamental, Armendano debateu a ampliação do nível para nove anos e a formação inicial de docentes de 5a e 8a série (pró-fundamental). O Programa Nacional de Formação de Leitores, política de leitura em fase de planejamento na SEB, foi o tema da reunião com a coordenação-geral de Estudos e Avaliação de Materiais. 
 
Seminário – Armendano foi diretora nacional de Educação Superior do Ministério da Educação da Argentina por sete anos, sendo responsável pela gestão dos institutos de formação docente em seu país. 
 
Segundo a diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB, Jeanete Beauchamp, a assistência técnica prestada pela OEI foi valiosa nas áreas de especialidade de Armendano. “Para o nosso Seminário Internacional de Alfabetização e Letramento, em novembro, ela apontará experiências de sucesso na área e indicará pessoas dos países ibero-americanos para participar das mesas”, explicou.  

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