O homem do livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Cultura acaba de anunciar o nome do novo coordenador da área do Livro e Leitura. É Jefferson Assumção, que assessorava o secretário-executivo da pasta, Juca Ferreira, e representa a instituição no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). 
 
Assim, quatro anos depois da extinção da Secretaria Nacional do Livro e Leitura, a responsabilidade pelas políticas públicas setoriais volta a Brasília. Os cargos – transferidos em 2004, após a morte do então secretário Wally Salomão, à Fundação Biblioteca Nacional – continuarão, por ora, no Rio de Janeiro. 
 
Não é nem de longe o mesmo status que os livros e a leitura tiveram nos tempos idos da Secretaria Nacional ou mesmo do antigo INL (Instituto Nacional do Livro). Mas é, sem dúvida, um bom avanço institucional. E, quem sabe, prenúncio de outros. 
 
 
O homem do livro 2 
 
Embora formalmente vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, o novo coordenador do Livro e Leitura do Ministério da Cultura vai responder diretamente ao gabinete do ministro Gilberto Gil. Em outras palavras, o eixo e parte da execução das políticas públicas do livro e leitura deslocam-se do Rio de Janeiro para a capital federal. É uma medida acertada. 

Com formação em Filosofia, o gaúcho Jefferson Assumção é autor de diversos livros, entre os quais Máquina de Destruir Leitores, da Edições Sulinas. 
 

Menu de acessibilidade