Novo Ensino Médio visa ofertar os mesmos direitos de aprendizagem para todos os estudantes brasileiros

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O Novo Ensino Médio (NEM), instituído com base na Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para 1.000 horas anuais (até o ano de 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, de modo a contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta dos itinerários formativos.

O NEM contempla a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os chamados itinerários formativos, que têm foco nas áreas de conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e na Formação Técnica e Profissional. Os itinerários formativos permitem que os estudantes escolham as trilhas de aprofundamento e eletivas, ampliando e aprofundando seus conhecimentos em uma dessas cinco áreas.

O NEM objetiva, ainda, garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Os estudantes, com ajuda de seus professores, poderão definir seus percursos formativos, conforme seus interesses e necessidades, durante o processo de construção de seus projetos de vida.

As escolas irão ofertar espaços e estratégias de diálogo com os estudantes, avaliando seus interesses, demonstrando possibilidades e promovendo a orientação a fim de que os estudantes sejam capazes de realizar escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.

Os novos currículos contemplam a formação geral, orientada pela BNCC, e os itinerários formativos para que os estudantes aprofundem seus estudos nas áreas de conhecimento nas quais se identificam. Essa nova organização contribuirá para o aumento do interesse dos jovens em ter acesso à escola e, consequentemente, para a sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.

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