Novas instalações da Imprensa Braille ajudam na inclusão de alunos cegos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foram inauguradas nesta quinta-feira, 22, as novas instalações da Imprensa Braille Walter Boschiglia, do Instituto Benjamin Constant (IBC). O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da cerimônia e destacou a efetividade da inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares em todo o país. “A presença da pessoa com deficiência em classe regular é um benefício para toda a comunidade escolar. Isso só é possível porque o MEC conseguiu universalizar o acesso ao livro em braille”, salientou.  
 
A Imprensa Braille é responsável pela confecção de livros didáticos adaptados à necessidade de pessoas cegas. Com as novas instalações, a capacidade de produção das publicações vai dobrar. Há três anos, poderiam ser produzidos cerca de 15 mil volumes. Agora, esse número sobe para 30 mil. Uma ilha de impressão computadorizada e uma impressora offset fazem parte do novo maquinário recebido pelo IBC. 
 
Para abrigar as máquinas recém-chegadas, o espaço físico do instituto teve de ser ampliado. O prédio, que tinha apenas um andar, ganhou outro pavimento. O número de funcionários também aumentou de 18 para 50. O investimento foi de R$ 1,8 milhão. 
 
Segundo a chefe da Imprensa Braille, Ana Cláudia Carneiro, toda a estrutura do local foi reformulada para atender a demanda crescente em função da política de inclusão. “Agora, temos condições de atender mais pessoas cegas com mais eficiência”, afirma. 
 
Histórico — Inaugurado em 1854, o Instituto Benjamin Constant é um centro de referência nacional para questões da deficiência visual. Administra uma escola, capacita profissionais, assessora escolas e instituições, oferece consultas oftalmológicas à população, produz material especializado, impressos em braille e publicações científicas. Criada em 1943, a Imprensa Braille Walter Boschiglia é o mais antigo parque gráfico de sistemas braille da América Latina.  

Menu de acessibilidade